Coema integra debates da Semana do Meio Ambiente

Reunião da Comissão de Meio Ambiente do CREA-RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na semana em que se comemora do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, o CREA-RS está marcando presença em diversos eventos pelo Estado que buscam promover debates e ações de proteção e preservação do meio ambiente. Atento às problemáticas que envolvem o tema, o Conselho mantém uma Comissão Permanente exclusiva para tratar sobre meio ambiente, a Coema (Comissão de Meio Ambiente), que tem o conselheiro Eng. de Operação – Mecânica Carlos Roberto Santos da Silveira como atual coordenador. Foi ele quem representou o CREA-RS em eventos como o Encontro Estadual sobre Logística Reversa de Óleos Lubrificantes, no último dia 15; Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Porto Alegre, dia 29 de maio; Semana de Meio Ambiente de Novo Hamburgo, em 03 de junho; na 29ª Semana do Meio Ambiente de Porto Alegre, em 04 de junho e, finalizando, no evento Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos – Cidade bem Tratada, da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Eng. Carlos Roberto afirmou a importância do Conselho estar participando destes encontros como forma de exteriorizar o papel da entidade, que, de acordo com ele, vai ao encontro das ações desta diretoria que estão tornando o Crea mais aberto e participativo em questões que envolvem as áreas dos profissionais do Sistema. Sobre as ações à frente da Coema destacou que está nos planos da Comissão a realização ainda este ano de mais uma evento sobre o Novo Código Florestal, ao moldes da primeira edição realizada em agosto de 2012, e também a intenção de implementar nos editais de compra de materiais do CREA-RS a logística reversa.  “Esta é uma tendência das empresas públicas e queremos tentar trazer isto ao Conselho também”, explicou.
Para o coordenador, também tem destaque a representatividade do CREA-RS, através da Coema, em órgãos municipais e estaduais de meio ambiente como o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Coma), onde o profissional integra as Câmaras Técnicas sobre Resíduos Sólidos e de Infraestrutura, e o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), onde participa, também em nome da Comissão, da Câmara Técnica sobre Emissão de Gases Atmosféricos, que é voltada principalmente para os advindo da industria do carvão e das emissões dos veículos automotivos.