Reunião das Inspetorias discute fiscalização, pequenas reformas e volta ao trabalho presencial

No dia 19 de março, ocorreu a reunião da Coordenadoria das Inspetorias, coordenada pelo Eng. Mec. e de Seg Trab. Marcos Antonio Kercher. Esteve presente no encontro a presidente do Conselho, Eng. Amb. Nanci Walter.

Marcos Kercher anunciou que a coordenadoria está programando um possível treinamento para os inspetores. “É importante para mostrar o papel do inspetor dentro da atuação da sua região”, disse. Segundo o coordenador, o inspetor é a representação do CREA-RS em sua região e deve saber disso. “Ele representa o CREA-RS, ele determina o nível de fiscalização, entre outras demandas que existem na própria Inspetoria, e representa o Conselho em atos públicos da sua região. Isso deve ocorrer com mais ênfase, temos que nos unir para trazer os problemas e solucioná-los”, ressaltou.

Em seguida, a presidente Eng. Nanci saudou os inspetores e falou sobre as principais demandas trazidas por eles na pauta. Sobre as pequenas reformas das Inspetorias, ela sugeriu que os inspetores façam uma reunião com os integrantes das respectivas Inspetorias para, então, levar o assunto à Presidência. Entretanto, ressaltou que este é um problema antigo, que precisa de mais tempo para ser analisado pela nova gestão, mas que é prioridade. “Vamos acompanhar todas as demandas”, disse.

Em relação ao funcionamento do CREA-RS e das Inspetorias de acordo com as bandeiras do protocolo de enfrentamento ao COVID-19, a presidente ressaltou que o Conselho desempenha atividades essenciais e, por isso, caso a bandeira esteja vermelha ou preta com cogestão, abrirá conforme os protocolos indicados. “Dos 27 Creas, só o nosso está há tanto tempo no teletrabalho. Se tivéssemos boas condições de teletrabalho, eu não estaria reclamando. Precisamos de fiscalização. Se preservando, é possível, sim, fazer a atividade”, afirmou.

Em seguida, a inspetora-chefe de Santa Maria e representante da Zonal, Eng. Quím. e de Seg. Trab. Giovana Giehl, sugeriu que a fiscalização apresente relatórios para Inspetorias, para que a comunicação seja mais apurada.

“Podem ter certeza de que é prioridade abranger a maior área de fiscalização possível. Sabemos das dificuldades, sabemos das demandas, sabemos onde tem obras, e estamos trabalhando”, destacou a gerente Eng. Eng. Cristiane de Oliveira. “Trazer novas frentes de fiscalização e ideias de fiscalização remota também é importante. Conto com a ajuda de todos vocês e estamos juntos para desenvolver o plano de fiscalização de 2021. O intercâmbio de informações é essencial”, concluiu.

Como sugestão, a representante da Zonal Sul, Marineda propôs a criação de convênios com as prefeituras para as reformas das sedes: “Poderíamos levantar as documentações para serem repassadas para a zonal e para as Inspetorias. Essas, por sua vez, fariam o meio de campo entre a prefeitura e o convênio, e as Inspetorias fariam meio de campo entre prefeitura e convênio. A sugestão foi ouvida pelo coordenador, que disse que analisará e encaminhará proposta.