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Conselho inova com a criação do Portal para uso das entidades de classe


Créditos: Arquivo CREA-RS

Pensado para ser um canal de comunicação oficial entre o CREA-RS e as entidades registradas, o Portal das Entidades está sendo desenvolvido pela área de Tecnologia da Informação do Conselho.

Ao assumir em janeiro deste ano, a Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, apresentou o desafio de instituir uma ferramenta para que, além de possibilitar uma maior aproximação, permita que as entidades façam o acompanhamento administrativo de suas demandas e documentações junto ao Conselho.

“Esta plataforma, que está em desenvolvimento, com previsão de implantação ainda neste semestre, permitirá a autogestão pela própria entidade de classe, com total apoio e orientação do Conselho, mantendo sua regularização perante o Conselho”, esclarece a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter.

O trabalho já iniciou e está sendo conduzido pelo gerente da TI, Eder Teixeira Gomes, que detalha sobre o acesso a documentações via Portal. “O Portal das Entidades de Classe será acessado no sistema Apolo, mediante usuário e senha disponibilizados. As Entidades de Classe terão acesso aos modelos de documentos que deverão ser entregues para cada atividade cadastrada”, explica. De acordo com ele, a expectativa é que com este recurso as ocorrências de erro no envio de documentos ao Conselho não ocorram mais.

O coordenador do Colégio de Entidades Regionais (CDER-RS), Eng. Civil Jorge Luiz Köche, também considera de extrema relevância esta iniciativa. Uma das principais funcionalidades do Portal vai ser auxiliar as EC na entrega de documentações necessárias para participação em Chamadas Públicas ou outro tipo de ações compartilhadas com o Conselho.

“Periodicamente há troca na diretoria das entidades e muitas vezes as informações recebidas por uma diretoria não são repassadas. Com certeza esse Portal poderá suprir essa dificuldade e também melhorar a autonomia das entidades, a exemplo de experiências semelhantes de outros Creas”, complementa o Eng. Köche.

A entrega desses documentos também ficará facilitada. “Atualmente, os documentos são entregues ao Conselho por e-mail. Com a implantação deste projeto, as diretorias das entidades poderão fazer upload dos documentos no seu ambiente privado dentro do Portal”, ressalta Éder, gerente da T.I. Além disso, explica que, com o envio dos documentos via portal, “cada um terá seu status de acompanhamento, contando com o apoio do Núcleo de Apoio às Entidades de Classe para a manutenção dessa atualização e revisão”.

“Há bastante tempo percebeu-se que havia necessidade da criação de algum instrumento para auxiliar a relação entre o Crea e as entidades, no que diz respeito à documentação que é exigida para o cumprimento da legislação. Agora a atual gestão está oportunizando essa interação”, ressalta o coordenador CDER.

Além de ser importante para os Chamamentos Públicos, o Portal será um local para acessar informações referentes a todas as atividades que envolvem as Entidades de Classe. “Com certeza a tendência é, com o tempo, poder aperfeiçoar a ferramenta, com a inclusão de funcionalidades que continuem melhorando a relação entre o Conselho e as Entidades, buscando sempre facilitar o trabalho dos profissionais que compõem as associações e também acelerar o trabalho e prazos, tanto do CREA-RS como das entidades”, conclui Eng. Köche.

 

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