Melhorias na gestão de serviços de saneamento básico

Representante das entidades profissionais, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) é uma das 86 instituições participantes do Conselho das Cidades (ConCidades), que tem por objetivo estudar e propor diretrizes para a formulação, implementação e execução da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). Dentro do ConCidades, o Confea é um dos atores sociais que participam do processo de tomada de decisão sobre as políticas executadas pelo Ministério das Cidades, nas áreas de saneamento ambiental, habitação, transporte, mobilidade urbana e planejamento territorial.
Com foco na melhoria da gestão dos serviços de saneamento básico e para apoiar os municípios na elaboração de políticas e planos municipais nesse setor, o Ministério das Cidades, em parceria com a Caixa Econômica Federal, realiza uma série de atividades em 2013.
Na programação, seminários regionais sobre Política e Plano de Saneamento Básico estão sendo promovidos em nove capitais brasileiras. O próximo encontro será amanhã (4/6) em Maceió (AL) e, assim como todos os outros seminários realizados desde abril, irá orientar gestores municipais a desenvolver ações relacionadas à formulação da Política e à elaboração do Plano de Saneamento Básico. Os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer mais a legislação que regulamenta o tema, relatar experiências e debater os principais desafios e documentos necessários para a elaboração do plano.

(Confea)