Comitê Gestor do Programa Mulher realiza primeira reunião do ano

Reunidos pela primeira vez em 2021, os integrantes do Comitê Gestor do Programa Mulher do Confea finalizam, na quarta-feira (20/1), o relatório de 2020 das atividades do grupo. Outro ponto na pauta é o plano de trabalho para 2021, incluindo as ações a serem desenvolvidas no próximo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Nas falas das lideranças, unicidade de ação nos diversos fóruns e órgãos do Sistema Confea/Crea e capilaridade do Programa foram as prioridades entre as demandas levantadas.
Presidente do Confea e coordenador do Comitê Gestor, eng. civ. Joel Krüger

Ao abrir a reunião, o presidente do Confea e coordenador do Comitê, eng. civ. Joel Krüger, esclareceu que o encontro tinha como principal objetivo encerrar o ciclo de um ano que foi muito difícil e começar a organizar 2021. “Tenho um carinho muito grande por esse Programa. Temos que potencializá-lo. Sabemos as dificuldades que as mulheres engenheiras enfrentam no mercado de trabalho, sem falar nas notícias de feminicídio”, comentou, antes de apontar que colocar a Presidência do Confea na coordenação do Comitê é um indicador simbólico politicamente forte, “passa um recado de prioridade”.

Representante da Mútua no Comitê Gestor, eng. agr. Giucélia Figueiredo

Representante da Mútua no Comitê, a engenheira agrônoma Giucélia Figueiredo celebrou a capilaridade do Programa, comentando que durante toda sua trajetória - que contempla, entre outros cargos, a presidência do Crea-PB – sempre defendeu que a questão de gênero não ficasse circunscrita a um Grupo de Trabalho, com uma visão corporativa sobre o assunto. “Este Programa, da forma como foi concebido, é estratégico para a sustentabilidade do Sistema”, afirmou.

Conselheira federal eng. mec. Michele Costa Ramos

Até o ano passado, a engenheira mecânica Michele Costa Ramos representava o Colégio de Entidades Nacionais no Comitê. Em 2020, ela foi eleita conselheira federal, representante do estado da Bahia. “Carrego a responsabilidade de representar as mulheres do meu estado, que confiaram em mim. Sempre levanto a bandeira de que a mulher tem condições de assumir qualquer cargo”, pontuou.

Conselheiro federal eng. agr. João Bosco

O conselheiro federal eng. agr. João Bosco representou o Plenário do Confea no Comitê durante o ano de 2020, e avalia que o Pleno está mudando sua visão em relação à equidade de gênero. “Participei de um congresso de Agronomia no Rio de Janeiro, em que só mulheres fizeram apresentações, e havia muitos homens assistindo. Este Programa é importante para a sobrevivência do Sistema”, afirmou.

Também integram o Comitê Gestor do Programa Mulher e estavam presentes à reunião desta quarta-feira a representante das Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas, eng. civ. Flávia Roxin, a ex-presidente do Crea-ES, eng. civ. Lúcia Vilarinho, a gerente de Relacionamentos Institucionais do Confea e secretária executiva do Programa, eng. eletric. Fabyola Resende, e a assessora da Presidência eng. quím. Simone Baía.

Beatriz Craveiro / Equipe de Comunicação do Confea