Descarte irregular de entulhos ainda é realidade

Créditos: Arquivo Sinduscon Pelotas

O tema ainda desafia as gestões municipais e carece de conscientização por parte da população em geral que continua usando qualquer meio para a realização dos descartes. Atentos à problemática, o Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon) de Pelotas e Região e a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) debateram o assunto durante a manhã desta quinta-feira (22), com a realizaçã o de evento em formato virtual.

Sob a mediação do diretor do Sindicato, Pedro Leite, o  representante da Abrecon, Levi Torres lembrou que de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), o gerador é responsável pelo resíduo que gera, assim, em caso de descarte irregular, o gerador estará sujeito às penalidades da lei, em nível local, estadual e federal.

“Para colaborar com a causa, deve-se contratar apenas caçambeiro cadastrado e comprometido com a preservação ambiental”, recomendou alertando q ue no mo mento da contratação deve-se exigir sempre os documentos de cadastro do caçambeiro, como Controle de Transporte de Resíduos (CTR) ou o Manifesto de Transporte de resíduos (MTR).

Segundo Levi, alguns dos prejuízos decorrentes do descarte irregular são: Aumento dos pontos viciados e consequente desvalorização de ruas e bairros; Aumento dos custos com saúde pública; Aumento dos custos com a remoção do material descartado clandestinamente;  Aumento dos casos de dengue, em virtude de água parada; Impermeabilização do solo; Contaminação do solo e do lençol freático; Atração de ratos, baratas, carrapatos e escorpiões.

“São diversos os fatores que contribuem para esse descarte irregular, como a ausência de políticas e omissão do poder público na questão. Além disso, há dificuldade de o profissional da área em entender que a sua responsabilidade resulta num cenário caótico, com transporte inadequado dos resíduos e desvalorização dos serviços ambientais”, afirmou.

O secretário municipal de Serviços Urbanos e Infraestrutura de Pelotas, Antônio Campos, elencou as inúmeras ações desenvolvidas pelo Poder Público para equacionar o problemas, mas revelou que a falta de compreensão ainda é recorrente. “ Não são raras as vezes que as pessoas descartam os restos de obras em vias públicas”, citando o exemplo de uma avenida local onde um morador depositou pedaços de uma laje.

Campos sugeriu a interveniência do Sinduscon em novas atividades que possam divulgar estratégias de reciclagem eficientes para os resíduos de obras, o que segundo ele, poderia tornar a prática mais atrativa a novos empreendedores.

MAPA - Para facilitar o descarte responsável, a Abrecon desenvolveu uma ferramenta chamada Mapa Abrecon. O  mapa é um sistema de geolocalização de empreendimentos que recebem e reciclam resíduos da construção civil e demolição. Com mais de 300 empreendimentos cadastrados, na plataforma, é possível descartar entulho ou comprar agregado reciclado. Os Ecopontos de Pelotas serão incluídos nos próximos dias nesta plataforma e passarão a fazer parte do cenário nacional do sistema de gestão adequada dos resíduos.

O que é entulho?

De acordo com a Abrecon, o entulho de construção é composto por restos e fragmentos de materiais, enquanto o de demolição é formado apenas por fragmentos, tendo por isso maior potencial qualitativo, comparativamente ao entulho de construção.
O processo de reciclagem do entulho, para a obtenção de agregados reciclados, basicamente envolve a seleção dos materiais recicláveis do entulho e a britagem e classificação em equipamentos apropriados.