CREA-RS participa da Operação Hóplon, em conjunto com o Batalhão do Exército

De 10 a 14 de agosto, o agente fiscal Homero Lopes participa da Operação Hóplon em conjunto com o Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados do 18.º Batalhão de Infantaria Motorizado (18.º BIMtz), ou Batalhão Passo da Pátria (18º BIMTZ do Exército), nos municípios da Serra gaúcha, como Nova Petrópolis e Gramado e Canela. O objetivo é fiscalizar empresas que exercem atividades com produtos controlados pelo Exército, como as que trabalham com comércio de armas de fogo e munições, produtos químicos e blindagem, mineradoras.

A Operação conta com o apoio de diversos Órgãos de Segurança e Ordem Pública (OSOP), como a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militares e CREA-RS.

A realização dessa operação faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelo Exército Brasileiro para tornar cada vez mais eficiente a fiscalização do emprego de produtos controlados, trabalho este que é realizado contínua e ininterruptamente pela Força Terrestre.

No dia 11 de agosto, as equipes estiveram na Empresa Bazzan & Bazzan Mineração Ltda., no município de Nova Petrópolis, e foram recebidos pelo responsável técnico de toda a operação de mineração da empresa, o engenheiro de minas Humberto Diehl Cardoso.

Na ocasião, foram apresentadas as Anotação de Responsabilidade Técnica (ARTs) de cargo e função, plano de lavra, plano de fogo, desmonte de rocha com uso de explosivos e Relatório Anual de Lavra. Além agente fiscal Homero, participaram da operação pela Brigada Militar o tenente Novakoski e o soldado Augusto; pelo Corpo de Bombeiros, o soldado Rizza; e pelo 18º BIMTZ do Exército o tenente Soares, sargento Mainart, sargento Felipe e o soldado Quering.

Nesta quinta (13) foi realizada a Operação na empresa "Bazzan Construções Ltda", em Gramado.

Foi lavrado TRDP n. 254933, solicitando algumas responsabilidades técnicas, durante inspeção no Paiol da empresa na localidade de Serra Grande, estrada da Remania.