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Atividades remotas, devido à quarentena do Coronavírus, mostram sua eficiência


Créditos: Arquivo CREA-RS

Devido ao Coronavírus e às restrições de contato para evitar sua disseminação, preservando ao máximo a saúde de todos e seguindo às orientações dos órgãos competentes, o CREA-RS está
desde final de março com sua equipe trabalhando de maneira remota. Ultrapassando as primeiras dificuldades, o teletrabalho tem se demonstrado bastante eficiente, preservando o
atendimento dos profissionais, empresas e comunidade.

A principal forma de contato é o whatsapp e o e-mail, por onde são dirimidas as mais diversas
dúvidas, assim como é possível encaminhar procedimentos como registro, pagamento de
anuidades, entre outros. Os processos de profissionais e empresas também seguem sendo
analisados normalmente, sem quaisquer atrasos nesses serviços.

Buscando manter a transparência e demonstrar a atuação constante do CREA-RS, mesmo em
tempos de quarentena, os números têm sido compilados semanalmente desde o início da
atuação remota. Dois dos departamentos mais acessados, o de Acervo Técnico e ART e o
Financeiro, contam com suas equipes para manter em dia todas as solicitações vindas pelos
contatos remotos.

Acervo Técnico e ART
Para o gerente da ART, Eng. Minas Sandro Schneider, os contatos por whatsapp se mostram
muito ágeis, porém, com uma média de 300 mensagens por dia, é necessário um funcionário
exclusivo para atendê-lo. “O retorno dos atendimentos tem sido excelente, pois estamos
conseguindo esclarecer as dúvidas em pouco tempo”, destacou.

Schneider vê um saldo positivo na experiência. De acordo com ele, tendo concentrado as
dúvidas que chegam em três funcionários, o que na sede era feito por todos, permitiu
concentrar e melhorar a análise dos processos. A opinião é respaldada pelos números
alcançados: no período de 23 de março a 29 de maio, foram totalizados quase oito mil
processos analisados, além de 16.940 whatts e 6.067 e-mails respondidos.

Financeiro
Departamento responsável pela principal demanda dos primeiros meses do ano no CREA-RS -
as anuidades -, o setor Financeiro vem sendo muito procurado pelos profissionais e empresas,
seja pelas mudanças nas datas de vencimentos das contribuições anuais, seja pelos prazos de
quitação para participar das eleições do Sistema, a serem realizadas em 15 de julho.

Reiterando a análise da área de ART, para o chefe do Núcleo Financeiro, Luciano dos Santos, as
adaptações necessárias ao trabalho remoto contribuíram para agilizar os processos no setor.
“Considerando que 90% dos nossos processos viraram processos eletrônicos, isso torna a área
Financeira mais ágil a qualquer tempo”, explica. No mês de maio, sofreram análise 244
processos e foram realizados cerca de 2.500 atendimentos via whatsapp e 1.230 por e- mail. A
equipe também recebeu a efetuação de 1.751 pagamentos e realizou o envio de 1.777 boletos
de exercícios anteriores.

De acordo com Luciano, o feedback dos profissionais, assim como o dos funcionários, é muito
satisfatório e demonstra que grande parte dos serviços não exige a presença física dos
profissionais no Conselho. Ele destaca, ainda, outras vantagens com a necessidade de maior
digitalização dos procedimentos. “Ganhamos espaço no ambiente com a diminuição do número de processos físicos. Também acho que o momento aguçou o espírito
de equipe e incitou a pró-atividade dos colaboradores", finalizou.

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