CREA-RS: 86 anos de conquistas e desafios

Assinado pelo então presidente, Getúlio Vargas, em de 11 de dezembro de 1933, com a promulgação do Decreto n° 23.569 estava criado o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura (Confea). Menos de um ano depois, com a Resolução n° 2 do Confea, de 23 de abril de 1934, foram criados os oito primeiros Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura. Fundava-se o CREA da 8ª Região, que, à época, tinha sob sua jurisdição o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com sede na capital gaúcha.

Assim começa a história do CREA-RS que, neste sábado, 30 de maio, completa 86 anos de história compartilhada com os profissionais das Engenharias e Geociências e com a população gaúcha. Esse tempo é marcado por muitas conquistas e desafios. Neste ano, o desafio se mostra um dos maiores: o Conselho celebra seu aniversário de fundação em uma realidade muita dura e difícil para todos que é a do enfrentamento da pandemia da Covid-19.

E é neste momento crítico que o Conselho se reinventa e busca alternativas para manter suas atividades, auxiliar os profissionais e empresas e garantir a segurança nos serviços das áreas técnicas. Mudou-se o prazo do pagamento de anuidades e buscaram-se alternativas de fiscalização e atendimento remotos que têm se mostrado muito efetivos e eficazes. Nunca o trabalho em equipe e a colaboração mútua se mostraram tão importantes para seguir adiante.

Mas mesmo em home office, nenhum setor do Conselho gaúcho parou as suas atividades, mantendo assim os serviços prestados aos profissionais, por whatsapp e emails, tanto sede como Inspetorias.
Por meio de reuniões por videoconferência, a atual gestão e grupos de diversas áreas se organizam e buscam soluções para problemas operacionais, bem como a inovação de procedimentos que estão sendo adotados para dar continuidade nos serviços prestados pelo CREA-RS.

As áreas de apoio também mantiveram diariamente suas atividades e não medem esforços para encontrar as melhores soluções para algumas situações que exigem, por exemplo, processos físicos.

São calendários de pregões eletrônicos a cumprir, renovações de contratos, providências necessárias de serem mantidas, expedientes de Gestão de Pessoas, enfim, todas as áreas dependem uma da outra.

O CREA-RS está em home office pensando no profissional e nas empresas, que são muito importantes neste momento de pandemia do coronavírus.

Neste período a Fiscalização também continua atuando e mantendo-se ativa, com ações eficientes. O CREA-RS está atento ao desempenhar a sua missão, que é a fiscalização do exercício profissional em busca da defesa da sociedade. Ações externas também começaram esta semana.

O conhecimento técnico e a capacidade de identificar e resolver problemas fazem com que os profissionais do Sistema Confea/Crea estejam cada vez mais à frente neste momento de pandemia.

A produção e a distribuição de alimentos, por exemplo, não pararam e continuam chegando à mesa de toda a população, enquanto novos respiradores, máscaras de proteção, programas e aplicativos para distribuição de produtos importantes estão sendo desenvolvidos, assim como modificações importantes dentro das fábricas e construção de hospitais, tudo isto em tempo recorde. São atividades que exigem profissionais habilitados para garantir a segurança da sociedade.

Neste 30 de maio, o CREA-RS celebra sua história e parabeniza a todos os profissionais que fazem parte dela! Sem o trabalho dos  65.513 profissionais das Engenheiras e Geociências em atuação em todo o Rio Grande, o Conselho não teria a força que tem. Dias melhores virão e que, mesmo em meio a dor que o momento traz, que seja um tempo de aprendizagens e evolução para os desafios que virão.

Assista ao vídeo feito em homenagem ao transcurso da data, com depoimento do Eng. Agr. Paulo Rigatto, vice-presidente no exercício da Presidência, do Eng. Marcos Kercher, coordenador das Inspetorias, e do Eng. Civ. Jorge Köche, coordenador do Colégio de Entidades Regionais do RS. Também temos a participação especial do Eng. Luis Roberto Ponte que nos conta como sua trajetória profissional e de vida fazem parte da história do Conselho gaúcho.

#SempreJuntos