Entidades nacionais se reúnem em Brasília

Joel: Nosso modelo de governança tem por base as entidades de classe. Créditos: Arquivo Confea

A preocupação com a PEC-108 foi um dos temas tratados pelo presidente do Confea, o eng. civ., Joel Krüguer, que na manhã da 3ª feira (03) participou da abertura do 4º Encontro Nacional dos Colégios de Entidades Regionais (Cders), realizado em Brasília.

Ao lado de Fabyola Resende, gerente da Gerência de Relações Institucionais (GRI), do Confea, do geólogo Danilo Serrano (Cder-PR), e de João Bosco, eng. agr. e conselheiro federal que coordena a Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), Joel Krüger falou da meta em atender a uma das demandas das entidades no sentido de que parte da arrecadação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) seja dirigida às entidades.

Atualmente,  recebem parte do que é arrecadado com as multas. O presidente do Confea também falou da importância das ações parlamentares que aproximam as lideranças o Sistema e o profissionais.

Para Krüger, “a PEC 108 pode ser uma ameaça ou uma oportunidade”. Ele lembrou que muitos acham positivo os Conselhos passarem a ser pessoas jurídicas de direito privado o que até facilitaria o repasse de recursos para as entidades.

Por outro lado, o presidente do Confea alertou: “se tivermos o que repassar porque se aprovada, a proposta de emenda a constituição reduzirá a arrecadação.  Num horizonte mais longo, podemos não ter recursos”, disse.

Ao encerrar sua participação no encontro, Krüger afirmou que “o nosso modelo de governança tem por base as entidades de classe. Nossa meta é obter recursos para elas”.

Equipe de Comunicação do Confea