Dia do Engenheiro Agrônomo

12 de outubro de 1933, dia em que o então presidente Getúlio Vargas publicou decreto-lei para criar e regulamentar a primeira profissão no Brasil. Profissionais com capacidade para realizar análises científicas, identificar e resolver problemas, preocupar-se com atualização permanente de conhecimentos e de tomar decisões com a finalidade de operar, modificar e criar sistemas agropecuários e agroindustriais, sempre se preocupando com os aspectos sociais e de sustentabilidade.

Conversamos com o Eng. Agr. Dulphe Pinheiro Machado Neto, coordenador da Câmara de Agronomia do CREA-RS, que falou sobre a importância deste dia. Segundo ele, este é o momento para a categoria refletir sobre a atuação da profissão, mas também de celebração, afinal, há muito para se comemorar.

“Precisamos mostrar para sociedade o nosso papel como Engenheiros e Engenheiras Agrônomos (as). As nossas preocupações vão desde a questão ambiental até a segurança alimentar”. Para o Engenheiro, outra questão importante é a da qualidade e a quantidade de alimento que são oferecidas para a sociedade.

Quando questionado sobre a importância da profissão, o coordenador da Câmara reflete: “É o prato de cada dia, a água que se bebe e o solo que se trabalha. É mais que isso, é pensarmos nas gerações futuras, para que estes, tenham o mínimo para plantar, colher e consumir, como temos hoje. ”

O Agrônomo atua em uma grande diversidade de atividades, como na área de vegetais, na de zootecnia, na área de construções rurais e de implementação e desenvolvimento das principais culturas. “Devemos lembrar que, temos muitos colegas que atuam nas entidades de pesquisas, uma grande quantidade de profissionais que trabalham na academia e que formam novos técnicos que estão chegando no mercado”. Outra área fundamental é a de extensão. “Os Engenheiros Agrônomos extensionistas repassam tecnologias das pesquisas e universidades. Eles são o meio de campo com o agricultor”, comenta o Dulphe.

Neste ano, em especial, o coordenador da Câmara de Engenharia Agrônoma do CREA-RS faz um alerta ao ensino a distância. “Consideramos indispensáveis as aulas presenciais de laboratório, as excursões de campo, as visitas as propriedades e as trocas com os agricultores. Tudo isso faz parte da construção profissional”, pondera Dulphe.

A fiscalização do exercício da profissão, a exigência da obrigatoriedade do registro e o acompanhamento dos Engenheiros são as atividades que o CREA-RS exerce e, que para o coordenador são de suma importância. “Além disso, o Conselho é a oportunidade de buscar a valorização da Agronomia e das outras Engenharias”, completa.

A Câmara é composta por 24 Eng. Agr. e 1 Eng. Agrícola. “São profissionais de diversas regiões do estado, que trazem para discussão os anseios e as dificuldades das áreas de atuação e estão sempre atentos as diferentes opiniões e, em constante reflexão sobre a nossa Classe”, expõe ele.

Quanto às novidades na área, o Engenheiro mostra-se ansioso pela nova ART, que deve uniformizar a linguagem das atividades técnicas a nível nacional. “As questões ligadas ao receituário e as dificuldades do 2,4-D, aqui no Estado, que é muito polêmica é outra pauta importante da Câmara. Estamos trabalhando, fortemente, junto com a Secretaria de Agricultura para minimizar os obstáculos entre as partes litigantes ”, finaliza Dulphe.

Atualmente integram a Agronomia do Conselho um total de 10.779 Agrônomos. Sendo que, 1.724 são mulheres e 9.055 homens. Parabéns pelo dia de vocês, que cultivam um dia a dia melhor!