Presidente da Fepam reúne-se com a Comissão de Meio Ambiente do CREA-RS

Coema e a Eng.Florestal Marjorie Kauffmann. Créditos: Arquivo CREA-RS

O Código Ambiental do Rio Grande do Sul pautou a reunião que ocorreu na manhã desta sexta-feira (11) no CREA-RS, que contou com a presença da Engenheira Florestal Marjorie Kauffmann, diretora-presidente da Fepam, que aceitou o convite da Comissão de Meio Ambiente do Conselho gaúcho (Coema).

Conhecimento e responsabilidade técnica foram palavras várias vezes repetidas pela presidente da Fepam, que aproveitou para falar que a gestão tem prioridade na modernização do procedimento de licenciamento ambiental, apresentando para os integrantes da Coema o Mapa Estratégico do Governo, com as metas permanentes da gestão técnica. "É importante desburocratizar os processos", destacou.

Criticou ainda o fato de muitas pessoas pensarem apenas em audiências públicas sem ao menos se aprofundarem na avaliação dos projetos propostos.

Abordou ainda sobre a Licença Ambiental por Compromisso (LAC). "É um procedimento eletrônico autorizando a instalação e a operação da atividade ou empreendimento, mediante declaração de adesão e compromisso do empreendedor aos critérios, pré-condições, documentos, requisitos e condicionantes ambientais estabelecidas pela autoridade licenciadora e respeitadas  as disposições definidas pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente", detalhou.