Campanha ressalta a importância da manutenção preventiva

Créditos: Arquivo Confea

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), em conjunto com os Creas, começou uma nova campanha. Com o tema Manutenção Preventiva, "Cuidar, Usar e Amar", desenvolvida pela agência, considera a regionalização da campanha, utilizando monumentos históricos de cada Estado para ilustrar a importância do trabalho de manutenção realizado pela Engenharia.

É a maneira mais inteligente de cuidar de nosso patrimônio e da segurança das pessoas que o usam.  No caso do Rio Grande do Sul, a sugestão do CREA-RS foi a Ponte de Pedra, também chamada de "Ponte dos Açores", um monumento histórico da cidade de Porto Alegre.

Está situada no chamado Largo dos Açorianos, que abriga também outro conhecido monumento da cidade, o Monumento aos Açorianos. A ponte de pedra substituiu uma primitiva ponte de madeira erguida quase no mesmo local por volta de 1825. Várias vezes reconstruída em razão dos estragos causados pelas enchentes e pela deterioração natural da madeira, foi fechada ao trânsito em março de 1848, altura em que já estavam quase finalizadas as obras para uma nova ponte, mandada edificar já em 1843, antes do fim da turbulenta Guerra dos Farrapos, pelo Duque de Caxias, então presidente da província.

A campanha “A Engenharia preserva a nossa herança” está sendo veiculada nas revistas das companhias aéreas. A partir do dia 14 de outubro também nos outdoors e frontlight de várias regiões de Porto Alegre.