Plenária nº 1.791, de 12 de julho

Créditos: Arquivo CREA-RS

A Sessão Plenária Ordinária nº 1.791 ocorreu nesta sexta-feira (12), no SENGE-RS. A sessão teve início com o Eng. Agr. Gustavo André Lange, 2º vice-presidente, cumprimentando os profissionais pelo Dia do Engenheiro Florestal.

Em seguida, o vice-presidente expressou sua preocupação com a PEC 108/2019, que transforma os Conselhos em entidades privadas. Se aprovada, ele afirma, não haverá como alegar inconstitucionalidade. A PEC também atribui a não obrigatoriedade de registro, o que geraria problemas financeiros para os Conselhos, e retira o caráter de autarquia, criando um regime celetista. “Vai criar uma série de problemas”, garante o vice-presidente. O Congresso ainda não se debruçou sobre a pauta, o que irá ocorrer somente quando as discussões sobre a reforma da previdência se encerrarem. Lange ressalta ainda que todos os Conselhos já se manifestaram publicamente. “Tem de haver ações, manifestações diretas”, destaca. Ele espera que os CREAs também se manifestem em repúdio à PEC.

Logo após, o Diretor Geral da Mútua-RS, Geól. Pablo Palma, apresentou as contas da Mútua-RS para o primeiro semestre, ressaltando que, em 2019, 271 benefícios já foram concedidos. “É bom lembrar às pessoas que criticam o Sistema Confea/Crea que o valor investido volta na forma de benefícios para os profissionais”, defende.

O conselheiro da Câmara Especializada de Agronomia, Eng. Agr. Bernardo Palma, demonstrou preocupação com o prazo para a migração do e-mail @net, dos profissionais do CREA-RS, que será extinto em breve, solicitando que seja disponibilizada uma mensagem automática para quem tentar entrar em contato com o endereço.

Encerrando as comunicações, o Eng. Agr. Lulo José Pires Corrêa, coordenador-adjunto do CDER-RS, cumprimentou os colegas que ajudaram o Colégio, afirmando que há uma preocupação com as entidades de classe, pois querem que todas participem. Lulo afirmou que foi apresentada uma carta do CDER-RS para os presidentes, solicitando a prorrogação de prazo para o recadastramento das entidades. Por fim, agradeceu os conselheiros e afirmou que, se as entidades trabalharem junto com seus associados, podem barrar a extinção dos Conselhos. Logo após, foram iniciadas as ordens do dia.