O futuro da indústria passa pela agroindústria

Créditos: Damasceno Fotografia/Confea

As cadeias produtivas do Tocantins e do Brasil foram tema de palestra na programação desta terça-feira (17), durante a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), realizada em Palmas (TO). Questões como exportação, importação, agronegócio, agroindústria, tecnologia e transporte foram abordadas pelos palestrantes.

O consultor especial da presidência da Federação das Indústrias do Estado de Tocantins (FIETO), José Roberto Fernandes, afirmou que Tocantins possui uma conjuntura favorável ao agronegócio. “Possuímos um microssistema viário transnacional implantado e uma ferrovia norte/sul que está sendo implementada há três décadas pelo governo federal. Esses sistemas de transporte vão facilitar a exportação dos nossos produtos pelos grandes polos exportadores como Rio e São Paulo”, explicou.

Tocantins integra a Matopiba, região formada por quatro estados considerada de fronteira agrícola nacional (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e grande produtora de grãos no Brasil. “Apesar disso ainda somos um estado deficiente em armazenamento”, pontuou Fernandes explicando que Tocantins é o único estado totalmente integrado à região.

Futuro
Com pouco mais de 30 anos, o Tocantins ainda tem uma economia em desenvolvimento e muitas pessoas se deslocaram de outros estados para tentar mudar de vida. Esse fato gerou um crescimento vertiginoso na indústria da construção civil que, atualmente, ainda se mantém no patamar de 39%, serviços de utilidade pública 37%, indústria de transformação 22% e indústria extrativa 2%.

Fernandes acredita que um fato é certo ao falar do futuro: “O futuro da indústria local passa pela agroindústria”. Segundo ele, haverá uma redução na indústria da construção civil e um aumento da transformação por contar com bens da agroindústria.

Brasil
Após sérias crises de abastecimento e importar alimentos, o Brasil passou por uma revolução tecnológica como sistema de plantio direto e nutrição de plantas que o fez atingir um patamar de produção agrícola de destaque. Atualmente, o país conta com 5,1 bilhões de hectares de áreas agrícolas. A participação do agronegócio no Produto Interno Bruto (PIB) é de 23,5% e aproximadamente 30, 5 milhões de trabalhadores brasileiros estão inseridos nas cadeiras produtivas.

Mas, de acordo com o professor do departamento de engenharia agronômica da Universidade Federal de Sergipe, Laerte Marques da Silva, ainda há entraves no desenvolvimento das cadeias produtivas. “Infraestrutura e logística, carga tributária, taxas de câmbio, tecnologia,
barreiras comerciais, questões ambientais e sanitárias são alguns dessas dificuldades”, disse o engenheiro agrônomo.

Reportagem: Erta Souza (Crea-RN)
Edição: Fernanda Pimentel (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 76ª Soea