Reunião Nacional dos CDERs apresenta novidades durante a 76ª Soea

Créditos: Arquivo CREA-RS

Cerca de 40 profissionais, incluindo representantes de entidades regionais de todo o país e presidentes de Creas, participaram, na tarde desta terça-feira (17), do 3° Encontro Nacional dos Colégios de Entidades Regionais (CDERS). O encontro fez parte da programação da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), realizada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas-TO. A reunião foi comandada pela coordenadora estadual do CDER-RS e atual coordenadora do fórum nacional, eng. agr. Andrea Brondani da Rocha, que destacou o papel essencial das entidades de classe: “Atuam diretamente nos Conselhos municipais e estaduais e são o elo entre o Conselho Federal e os respectivos regionais, dando garantias de que os serviços atendem com qualidade os mercados”.

Fabyola Resende, Andrea Bondani da Rocha, Márcia Virgínia e Teneuza Maria Cavalcanti, coordenadora adjunta do fórum nacional, durante lançamento da Confederação Brasileira das Mulheres na Engenharia

Em formato de fórum, o encontro teve o intuito, explica Andrea, de discutir projetos e atividades das entidades regionais de forma conjunta, de forma a valorizar os trabalhos realizados. “Os objetivos principais são a valorização profissional, o apoio à fiscalização, apoio ao Confea e também atividades de aperfeiçoamento profissional”, frisa a coordenadora. Os regulamentos dos CDERS de todo o país, na tentativa de promover uma padronização; as políticas de patrocínio e promoção de eventos – e outras que dão sustentabilidade financeira para as entidades regionais – também fizeram parte da pauta da reunião.

Na ocasião, o fórum ainda apresentou novidades: o lançamento da Confederação Brasileira das Mulheres na Engenharia e o anúncio oficial da parceria com a Mútua para levar o TecnoPrev para os profissionais vinculados às entidades regionais. Apresentada pela presidente da Associação dos Engenheiros Agrimensores do Estado da Bahia (Aseab), eng. agrim. Márcia Virgínia, representante do CDER baiano, a Confederação objetiva a equidade de gênero no Sistema Confea/Crea. “A meta é que, quando formos ter nossos assentos nos Creas, que ocupemos já quatro cadeiras por estado, com profissionais das diversas modalidades do Sistema. Essas cadeiras devem pertencer às modalidades minoritárias, mas as engenheiras civis muito provavelmente também estarão com uma associação de mulheres, que garantiria nossa quinta cadeira”, explica Márcia.

A iniciativa faz parte da meta de apoio que as entidades regionais pertencentes ao Sistema de todas as profissões oferecem, formalmente, ao lançamento do Programa Painel Mulher desenvolvido pela eng. eletric. Fabyola Resende, gerente de Relações Institucionais (GRI), escolhida como madrinha da Confederação. “Fabyola tem feito um trabalho de disseminação da questão da equidade de gêneros e do equilíbrio entre homens e mulheres no Sistema. Por isso ela foi escolhida como nossa madrinha. Não tínhamos um melhor nome para nos agraciar com toda a ajuda de que precisamos”, declara Márcia.

Já a parceria com a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, com o objetivo de levar o benefício da previdência complementar, TecnoPrev, para todos os profissionais vinculados às entidades do Sistema Confea/Crea, foi apresentada pelo gerente de Previdência da Caixa de Assistência, Rodrigo Castilho. “Entendemos que, com esta parceria entre a Mútua e as entidades do Sistema, conseguimos uma amplitude maior, para levar esse benefício a locais onde a Mútua ainda não está. A Caixa de Assistência está presente em todas as capitais, mas sabemos que as entidades têm uma capilaridade bem maior”, explica Rodrigo.

Participante do fórum, o coordenador do CDER-SP, eng. Mamede Abou Dehn Junior, e seu adjunto, eng. Renato Archanjo de Castro, apresentaram a importância das iniciativas a área da comunicação. Segundo ele, as redes sociais contribuem para aproximar os profissionais de suas entidades, “principalmente o Instagram”. Além disso, revelou um aumento de projetos das entidades de classe, “o que representa aumento de repasse às entidades para o desenvolvimento de suas atividades de valorização profissional”.

Reportagem: Brunno Falcão (Crea-GO), com contribuição de Jô Santucci (Crea-RS)
Edição: Beatriz Leal Craveiro (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 76ª Soea