Entidades Nacionais reúnem-se durante a 76ª Soea

Eng. José Tadeu da Febrae. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde desta terça-feira (17), as entidades nacionais estiveram reunidas durante a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Palmas (TO). Os presidentes das entidades destacaram a oportunidade de encontro com profissionais e encaminhamento de pautas.

O ponto alto da reunião da Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária (Fneas) foi o debate sobre a Resolução 447/2000 e o PL do Engenheiro Ambiental. “Discutimos estratégias e encaminhamentos para adequação da resolução e para o projeto de lei que está sendo tramitado no Senado e terá o diálogo retomado com o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)”, comentou o  eng. amb. e de seg. trab. Renato Muzzolon, presidente da entidade que foi fundada no ano passado e reúne 30 entidades federadas.

Inclusive o balanço das atividades do primeiro ano da Fneas foi discutido pelo grupo que também teve a oportunidade de conhecer os detalhes da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) Nacional, apresentada pelo superintendente de Estratégia e Gestão do Confea, Renato Barros. “Essa palestra é uma oportunidade para sensibilizar os integrantes das entidades a multiplicar esse sistema que é novo e padronizado”, afirmou Muzzolon.

Outro item da pauta foi a agenda do Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária (Sbea) que será no próximo mês, em Recife (PE), e a proposta é de que em 2021 aconteça em Manaus (AM), como comentado pelo presidente do Crea-AM. “É muito importante que esse evento aconteça no Amazonas para mostrarmos ao governo o quanto deve ser investido em saneamento básico no maior Estado brasileiro, que tem distâncias continentais”, defendeu o eng. civ. Afonso Lins.

Ações internacionais estiveram na pauta da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos (Febrae), que se prepara para agendas como a Convenção da Upadi 2020, que será no Brasil, a reconstituição da USAI e para a Assembleia Geral da FMOI e Convenção Mundial de Engenheiros, em novembro próximo, na Austrália, além do Congresso de Engenharia de Língua Portuguesa e Assembleia da Federação das Associações de Engenharia de Língua Portuguesa, previsto para ser realizado no Brasil, no ano que vem.

Atenta aos assuntos parlamentares relacionados ao Sistema Confea/Crea, a Febrae alinhou posicionamento acerca de dez projetos de lei, como o PL 617/2019, que dispõe sobre recursos dos Creas, a MP 870/2019, que trata de regulação profissional, além da PEC 108/2019, combatida pelo presidente da federação. “A PEC tira o poder de polícia dos conselhos profissionais, o que irá enfraquecer o trabalho de fiscalização”, analisou o eng. civ. José Tadeu da Silva.

Já os membros da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (Abee) dialogaram sobre a importância de integração. “Os estados enxergam a necessidade de fortalecimento da entidade”, disse o presidente José Latrônico, que também ressaltou a questão de sombreamento de atividades profissionais. “Os técnicos estão exorbitando nas suas resoluções e fazendo serviços privativos, por formação, dos engenheiros eletricistas”, observou.

O presidente reeleito hoje da Federação Nacional da Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), eng. Marco Aurélio Candia Braga, reforçou a necessidade de as Associações de Engenharia Mecânica e Industrial (Abemec) estarem com a documentação em dia para usufruir da Política de Patrocínio do Confea. “Com essa verba poderemos promover projetos e eventos no Brasil todo.”, disse Braga.

Presidente da (Sobes), Jaques Sherique

O presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança (Sobes), eng. mec. e de seg. do trab. Jaques Sherique, iniciou a palestra com a prestação de conta das entidades filiadas e falou sobre as próximas metas até o final do ano. O presidente ressaltou ainda a internacionalização da Sobes. “Já participamos de dois congressos internacionais e ainda neste semestre iremos a mais uma reunião em Angola para buscar esse congresso para o Rio de Janeiro mais uma vez”, destacou Sherique.

Mesa diretora da Abenc

A oportunidade de as entidades terem um espaço para se reunir durante a Soea foi destacado pelo presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), eng. civ.  Francisco Ladaga. “Estamos em um corredor em que a maioria das salas estão ocupadas por entidades. Gostaria de parabenizar o Confea e o Crea-TO”, destacou Ladaga.

Reportagem: Fernanda Pimentel (Confea), Julianna Curado (Confea) e Charlene Frota (Crea-RO)

Edição: Fernanda Pimentel (Confea)

Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)

Equipe de Comunicação da 76ª Soea