Notícia

22ª Construsul começa com expectativa de retomada do setor de construção civil


Autoridades no desenlace da fita inaugural. Créditos: Arquivo Guilherme Gargioni

Diversas autoridades e entidades representativas do setor acompanharam a solenidade de abertura da 22ª Feira Internacional da Construção (Construsul), que iniciou na terça-feira (30), no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre/RS. O CREA-RS estava representado pela  Eng. Civ. e Seg. Trab. Alice Helena Coelho Scholl, vice-presidente no exercício da Presidência do CREA-RS.

CREA-RS participa com estande na feiraCerca de 40 mil profissionais do setor devem visitar a feira até sexta-feira (02), onde encontrarão mais de 300 empresas expositoras com novidades para diversos segmentos da construção.

Eng. Alice entre o Paulo Richter e o secretário Stédile

A abertura da cerimônia foi feita pelo diretor da Sul Eventos, Paulo Richter. “A 22ª edição só está acontecendo porque a participação de todos é fundamental nesse evento”, afirmou. Richter ressaltou que há diversos desafios para a construção civil no Brasil, mas são desafios positivos. “Temos de olhar para frente e dar o primeiro passo.”

O diretor agradeceu a participação dos apoiadores do evento, entre eles o CREA-RS, e saudou a presença feminina em um ambiente tradicionalmente representado por homens. Para finalizar, desejou uma excelente visitação a todos e muito sucesso aos empreendedores e empresários.

Em seguida, o secretário de Obras e Habitação do Rio Grande do Sul, José Stédile, discursou, representando o governador Eduardo Leite. “O setor da construção civil é um dos setores mais importantes e fundamentais do Rio Grande do Sul. É uma área que representa não só o movimento da economia, a geração de empregos, mas significa também moradias decentes para as pessoas”, afirmou.

Autoridades e representantes das entidades prestigiaram a abertura da ConstrusulSegundo dados apresentados pelo secretário, há 1.580 loteamentos irregulares na região metropolitana – ou seja, quase 800 mil pessoas moram em áreas irregulares. De acordo com Stédile, é sua tarefa como secretário se preocupar com essas pessoas e, portanto, há necessidade de investimento governamental na área da construção civil. 

Ele ainda explicou que o Estado está empenhado em buscar melhorias para o setor crescer. “Na próxima semana estaremos em Brasília para buscarmos novos caminhos para este setor, não só com recursos, mas também com a redução de tributação”, complementou..

Para a promotora da feira, a Sul Eventos Feiras Profissionais, o credenciamento de visitantes desta edição surpreendeu. “A feira começou com 30% a mais de credenciados em relação ao último ano, aumentando a nossa expectativa otimista para os quatro dias de evento”, pontua o diretor da promotora, Wilson Richter.

Para ele, a Construsul está em sintonia com o mercado. “A Construsul é a principal feira do setor que abre o segundo semestre do ano. Neste sentido, o evento se apresenta como o local ideal para negócios, prospecção de contatos, atualização profissional, além de também funcionar como um termômetro do mercado para essa época do ano”, enfatizou o diretor. “Assim que a situação política do país se estabilizar, o setor de construção civil acompanhará esse ritmo”, avaliou Richter.

Após a cerimônia e o desenlace da fita inaugural do evento, as autoridades visitaram a feira e o estande do CREA-RS. Neste ano, o estande do Conselho está localizado no espaço 97, no pavilhão de entrada.

Expositores otimistas com o setor
Expositores apresentam seus produtosEntre os expositores desta edição, está a Vibromak (Marília/SP), empresa 100% nacional de equipamentos para construção. O diretor da empresa, Rogerio Sona, destaca os resultados positivos e a projeção otimista da Vibromak para 2019. “No primeiro semestre deste ano tivemos um crescimento de 70% em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é crescer neste mesmo nível no segundo semestre”, explicou. Neste ano, a empresa retomou à Construsul após dois anos sem participar. “Devido aos resultados positivos que tivemos, reavaliamos nossos investimentos para participar de feiras. Acredito que neste ano iremos superar os números positivos de faturamento que tivemos em 2014”, comemorou.

Oportunidade para agregar valor ao negócioPara Felipe Soares, diretor da Graddus (Santa Cruz do Sul/RS), a participação na Construsul é fundamental para agregar negócios à empresa. “Nesta edição estamos apresentando uma grande novidade da marca, que são os jardins verticais como alternativa de revestimento para decoração de ambientes internos. Foi um lançamento que vimos na China e decidimos trazer para o Brasil”, explicou Soares. Ele comentou que a participação na feira impulsiona os negócios da empresa. “Crescemos 15% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é crescer até 25% neste segundo semestre, impulsionados pela Construsul, que nos proporciona diversos contatos e negócios”, finalizou.

Eventos paralelos agregam conhecimento aos visitantes
Grande participação nos eventos paralelosO primeiro dia de evento ofereceu diversas atividades paralelas com foco na atualização profissional. A palestra de lançamento do 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos, promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), deu a largada para o evento que acontece em outubro, em Porto Alegre.

Na oportunidade, o palestrante Rafael Passos falou sobre o cenário atual da profissão, apresentando dados do setor e explicando mais sobre o congresso. “Com o tema ‘Espaço e Democracia’, o congresso falará sobre a democratização do trabalho do arquiteto e o que é importante para isso. É fundamental realizarmos essa palestra na Construsul, pois este é o maior e mais diverso evento do segmento de construção civil e conta com grande participação de arquitetos e importantes espaços de atualização profissional”, destacou.

Neste primeiro dia também ocorreram outros eventos. O Sinduscon-NH realizou o 7º Seminário de Tecnologia e Inovação da Construção Civil; a Associação Sul-Rio-Grandense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Ares) realizou a palestra “eSocial em SST (Segurança e Saúde do Trabalho). Sua empresa está preparada?”.

Também ocorreu a palestra “Soluções para Light Steel Frame”, realizada pela Infibra e Tamlyn. Além disso, a feira contou com diversas palestras técnicas e demonstrativas na Praça Tecnológica, um espaço promovido pela Sul Eventos em parceria com a itt Performance (Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil – Unisinos), abordando temáticas e tendências tecnológicas do setor.

Com informações da Assessoria de Imprensa do evento

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: