Coordenadoria Nacional das Câmaras de Engenharia Química reúne-se em Curitiba

Foram tratados assuntos inerentes à fiscalização na modalidade Engenharia Química. Créditos: Arquivo CREA-PR

Entre os dias 20 e 22 de maio, aconteceu em Curitiba (PR), a 2ª Reunião da Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Química, sob a coordenação do Engenheiro de Plástico Luis Sidnei Barbosa Machado.

Foram tratados assuntos inerentes à fiscalização na modalidade Engenharia Química, com orientação pelo incremento de diretrizes de fiscalização para a modalidade.

Em atendimento às diretrizes da Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP) para as Coordenadorias de Câmaras Especializadas no exercício de 2019, foram desenvolvidas as seguintes atividades:

Apresentação do Conselheiro Federal Eng. Mec. e de Seg. Trab. Carlos de Laet Simões Oliveira como subsídio para manifestação da Coordenadoria sobre as atividades afetas ao Sistema Confea/Crea que podem ser desenvolvidas pelos MEIs, dentro de parâmetros como: grau de complexidade, risco à vida, risco à sociedade, risco ao meio ambiente, observados os limites legais de faturamento previstos na LC 123/2006.

- Atualização do manual de fiscalização na área da Engenharia Química e o planejamento de fiscalização da modalidade.

- Levantamento de processos por infração ao disposto na alínea “c” do art. 6º da Lei 5.194/66 (acobertamento).

Também foram discutidos assuntos relacionados aos cursos EAD na área tecnológica, bem como o assédio dos Conselhos Regionais de Química (CRQ’s) sobre os profissionais da Engenharia e respectivas empresas.

Além disso, foram apresentadas e aprovadas três propostas a serem encaminhadas à Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP), para apreciação.

Estiveram presentes o Eng. Quím. Ronaldo Hoffmann, coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Química do CREA-RS, além do Analista Técnico Eng. Quím. e de Seg. Trab. Djalmo Dias Torres.