Notícia

Projeto Troca Solidária, Sustentável e Social da AEAA recebe recursos da Sicredi


A proposta da entidade é desenvolver e executar um projeto piloto e pioneiro na cidade de Alegrete. Créditos: Arquivo AEAA

A Sicredi Pampa Gaúcho aprovou o Projeto Troca Solidária, Sustentável e Social da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete (AEAA) para integrar o programa Valor S da cooperativa. A AEAA receberá o valor de R$ 10.000,00 para execução do projeto.

O Valor S é uma iniciativa da Sicredi Pampa Gaúcho RS para investir recursos em projetos de educação, cultura, saúde, segurança e empreendedorismo na região, com o objetivo de contribuir com a qualidade de vida dos associados e da comunidade.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo Leonardo Gonçalves Cera, presidente da AEAA, a ideia da entidade é desenvolver e executar um projeto piloto e pioneiro na cidade de Alegrete, por meio de ações que prezem pela sustentabilidade social e ambiental e que busquem mostrar soluções para dois problemas da região, como a baixa produção de alimentos hortifrutigranjeiros na região e a falta de coleta seletiva do lixo urbano.

Problemas detectados

I - Atualmente, cerca de 95% dos alimentos de hortifrutigranjeiros são provindos de fora, principalmente da Ceasa Porto Alegre, algo inadmissível para o município de Alegrete que é o maior em extensão de terras da Região Sul do País.

II – Praticamente todo o lixo produzido na cidade de Alegrete é recolhido pela Prefeitura e destinado ao aterro sanitário da cidade, que está com a capacidade esgotada, sem nenhuma campanha efetiva de separação do lixo orgânico e do lixo seletivo, os quais permitiriam a destinação ambientalmente correta para estes resíduos.

Solução apresentada

"A proposta é realizar um trabalho de assistência pelos sócios da AEAA, principalmente dos colegas aposentados e que já estão fora do mercado de trabalho, buscando a sua valorização, pois possuem muito conhecimento para somar junto aos produtores de hortifrutigranjeiros do município, para que estes possam qualificar e aumentar sua produção agrícola com o intuito de produzir um alimento sob orientações técnicas que contenham qualidade e segurança alimentar, além de criar um canal para distribuição e comercialização da produção", explica o Eng. Leonardo.

Segundo ele, ao mesmo tempo, outro grupo de Engenheiros Agrônomos mais ligados à área ambiental realizará, em algumas comunidades carentes selecionadas, uma campanha pela separação do lixo nas residências, com trabalhos que permitam mostrar o aproveitamento do lixo orgânico (cascas de frutas, restos de comida e erva mate, etc.) por meio da compostagem e posterior aproveitamento como adubo para hortas e jardins, além da separação do lixo seletivo (plástico, metal, vidro e papel), evitando que estes resíduos sejam depositados em locais inadequados como terrenos baldios, beiras de estradas, córregos, arroios, rios e até mesmo ocupando espaço no aterro municipal, o qual terá sua vida útil prolongada.

"Então, em períodos estipulados serão organizadas feiras da agricultura familiar nos bairros carentes, e os moradores poderão trocar estes materiais separados por verduras, legumes e frutas produzidos pelos produtores, alimentos que proporcionarão um complemento para uma alimentação saudável das famílias participantes", detalha.

Ressalta ainda que, no local da feira, as cooperativas ou associações de recicladores ficarão com o material separado, o que por este motivo já possui valor agregado, e deverão revendê-lo para indústrias de reciclagem, obtendo lucro e renda para seus sócios. "Uma parte deste valor será usada para pagar os agricultores, o que também poderá proporcionar a geração de novos empregos e investimentos no setor", avalia.

"Outra possibilidade interessante é que pessoas externas ao projeto poderão separar o lixo em casa e entregar esse material seletivo para a cooperativa de reciclagem e gerarem créditos para alguma entidade filantrópica cadastrada, que reverterá os créditos em alimentos produzidos pelos agricultores assistidos", defende.

As pessoas e empresas que queiram se somar por meio de parceria ou patrocínio ao projeto serão bem-vindos, basta entrar em contato pelo e-mail engenheirosagronomosalegrete@gmail.com

 

 

 

 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: