OAB/RS troca informações com o CREA-RS sobre a implantação do SEI

Representantes da CASI e da OAB/RS . Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã desta sexta (07), o CREA-RS, representado pelos membros da Comissão Administrativa Sistema Informatizado (CASI), recebeu a OAB/RS visando a troca de informações e a expertise sobre a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no CREA-RS.

A OAB/RS iniciará as migrações de processos para este Sistema e como o CREA-RS já está com o processo mais adiantado, os representantes solicitaram este encontro para conhecer como foram as migrações dos processos físicos para o ambiente eletrônico e as dificuldades encontradas.

O Eng. Ubiratan Oro, diretor administrativo do CREA-RS e coordenador da CASI, deu as boas-vindas aos representantes da OAB/RS e disponibilizou as informações técnicas oriundas da implantação e migração para o SEI dentro do Conselho gaúcho.

A gerente de Tecnologia da Informação (T.I) da OAB/RS, Marcia Pedrini, explicou como estava sendo o processo dentro da entidade e questionou sobre os treinamentos dos funcionários do CREA-RS para a utilização desta ferramenta de trabalho.

Membro da CASI, Mariane Wagner Albino esclareceu que foram realizados vários treinamentos no início da implantação do SEI, tanto com os funcionários da Sede como os das Inspetorias, por meio de multiplicadores.

“Foi e está sendo uma mudança de paradigma para todos, inclusive para a diretoria. É um processo que demandou inclusive cursos para os membros da CASI para que nós nos tornássemos facilitadores do SEI dentro do CREA-RS”, ressaltou, sugerindo que treinamentos semelhantes para os representantes da OAB/RS.

Outro membro da CASI, Leonardo da Costa Pereira, apresentou um processo de compra e contratação registrado e tramitado via SEI, ressaltando a facilidade e a celeridade das atividades após o início do uso do Sistema pela área responsável, no caso o Núcleo Administrativo.

A CASI, no encontro, sugeriu aos representantes a possibilidade de se estabelecer um convênio de cooperação com a diretoria da OAB/RS, porque entende que a colaboração entre as entidades com atividades semelhantes pode trazer benefícios para todos. O próximo passo é a oficialização deste convênio.

Participaram ainda do encontro: Jamile Ciota, membro da CASI; representantes da OAB/RS: os analistas de sistemas, Paulo César Santos Hendges Júnior e Tamir Souza de Freitas; Deyvid Wenzel Fleck, analista de suporte/sistema.

Saiba mais sobre a ferramenta
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma plataforma criada e cedida gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região que abrange um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se ainda de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.