CREA-RS no comando de uma Engenheira

Ainda que em número muito menor do que os homens, cerca de 12 mil, num universo de quase 100 mil profissionais registrados no Rio Grande, apenas 14% dos registros, as representantes femininas das profissões tecnológicas cada vez mais ocupam locais de destaque dentro do Sistema Confea/Crea.

O Rio Grande do Sul é um exemplo, desde o início deste ano uma Engenheira está no exercício da presidência, a frente do maior Conselho de Classe do Estado.  E para marcar o Dia Internacional da Mulher, neste oito de março, Alice Helena Coelho Scholl, 1ª vice-presidente no exercício da Presidência, falou sobre as mulheres na profissão de Engenharia e contou um pouco de sua trajetória. No ano que o Conselho completa 85 anos de história, a Eng. Alice Scholl é a terceira mulher a ficar à frente do Conselho.

Alice começou como membro de comissão na Inspetoria de Pelotas e passou por diversas funções, até ser eleita como 1ª vice-presidente, atualmente no exercício da Presidência. No entanto, afirma que o mercado de trabalho de Engenharia para as mulheres ainda não está equiparado ao masculino, apesar de haver uma maior inserção de mulheres nos cursos de Engenharia, Agronomia e demais profissões vinculadas ao Sistema. “Profissionalmente somos desvalorizadas, há grave diferenciação salarial, desigualdade de oportunidades, sem falar no assédio moral nas áreas tecnológicas, como é o caso da Engenharia”, observa a engenheira.

Em relação à universidade, Alice se formou em Engenharia Civil em 1988, mas afirma que as mulheres já marcavam presença em cursos normalmente ocupados por homens. “Entramos em uma turma predominantemente masculina”, afirma. Apesar disso, todos os colegas respeitavam. “Já demonstramos nesta etapa o quanto somos fortes e determinadas, pois de uma turma de quase 40, nos formamos em 14, sendo a metade mulheres.”

Como uma figura feminina na Presidência, Alice pretende fortalecer o Conselho e mostrar à sociedade a sua importância, em defesa e valorização das profissões abrangidas. Àquelas que pretendem ingressar neste mercado, aconselha “que siga seu ideal e realize o sonho de ser Engenheira. Que nunca desista. Obstáculos fazem parte do aprendizado e engrandecimento de nossas profissões. Estamos em todas as áreas de conhecimento. Somos fortes, inteligentes. Somos mulheres”, afirma.
Às funcionárias do CREA-RS deixa os votos de que sejam sempre verdadeiras, leais, éticas e que não deixem o trabalho ser definido pelo gênero, mas sim por sua qualidade e dedicação.