Ações para o desenvolvimento, o empreendedorismo e a inovação

Presidente Joel Krüger e ministro Marcos Pontes: encaminhamento de propostas comuns. Créditos: Arquivo Confea

A convergência de uma pauta em favor do desenvolvimento, do empreendedorismo e da inovação tecnológica foi o grande objetivo da audiência que o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) manteve com o ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia e Comunicações, e com o secretário do Empreendedorismo e da Inovação, Paulo Alvim, na tarde da última sexta-feira (22), após o encerramento do 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado desde o dia 20, em Brasília.

“Tivemos uma pauta propositiva, prospectiva e de aproximação das nossas instituições. Um encontro muito importante para aproximarmos nosso sistema profissional do ministério e colaborarmos com o desenvolvimento dessas áreas”, destacou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, que participou da audiência ao lado do vice-presidente, eng. eletric. Edson Delgado; do superintendente de Estratégia e Gestão do Confea, eng. agr. Alceu Molina Jr., e da assessora da presidência do Confea, eng. eletric. Fabyola Resende.

Entre os temas abordados pelo grupo estiveram a formação de cursos de engenharia, envolvendo questões como infraestrutura para fins de pesquisa (laboratórios), infraestrutura de inovação tecnológica (conhecimento tecnológico aplicado) e bolsas de estudos direcionadas para áreas tecnológicas estratégicas; a estruturação adequada dos Centros de Tecnologia Aplicadas; projetos relacionados ao desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade; aspectos de fiscalização dos projetos construtivos e de manutenção das edificações prediais e de vias e ainda outras referentes ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - Cemaden, que tem como missão realizar o monitoramento das ameaças naturais em áreas de riscos em municípios brasileiros suscetíveis à ocorrência de desastres naturais, além de realizar pesquisas e inovações tecnológicas que possam contribuir para a melhoria de seu sistema de alerta antecipado, com o objetivo final de reduzir o número de vítimas fatais e prejuízos materiais em todo o país.

Ao site do Confea, o ministro Marcos Pontes afirmou que reconhece o relevante papel dos profissionais do Sistema Confea/Crea para o alcance do sucesso do país. “A área tecnológica é muito importante nesse esforço, e tenho certeza de que os quase 1 milhão de profissionais têm total capacidade técnica para nos ajudar nessa missão de alcançar três metas que considero fundamentais: produção de conhecimento, geração de riquezas para o país e melhoria da qualidade de vida da população”.

Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: André Benício/ Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações