Agenda legislativa do Sistema Confea/Crea e Mútua repercute no Senado

Fagundes chamou atenção ainda para a necessidade de agregar as demandas do Sistema na pauta do Senado. Créditos: Arquivo Confea

A mobilização das lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua no Congresso Nacional continua repercutindo nesta semana.

Em pronunciamento nesta quarta-feira (27) no plenário do Senado sobre o PL 550/2019, que reforça a segurança da exploração mineral no país, Wellington Fagundes (PR-MT) destacou os projetos de lei prioritários da área tecnológica relacionados ao tema em debate.

“Faz parte da Agenda Legislativa do Sistema Confea/Crea em 2019 o Projeto de Lei 13/2013, que caracteriza como essenciais e exclusivas de Estado as atividades exercidas por engenheiros e engenheiros agrônomos ocupantes de cargo efetivo no serviço público. Também vejo como essencial o PL 6699/2002 – de 2002! Olhem por quanto tempo isso está tramitando!”, disse alertando para a urgência da tramitação da propositura que criminaliza o exercício ilegal da profissão de engenheiro e agrônomo.

Confira o discurso.

“Vamos trabalhar para fazer com que a engenharia volte a ser pensada sobre os quatro pilares fundamentais, ou seja, planejamento, projeto, execução e manutenção, conforme as palavras do presidente João Valente, que foi da Universidade Federal, um competente profissional”, comentou mencionando o engenheiro agrônomo que está à frente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e que durante a ação parlamentar, no dia 21, esteve reunido com o senador, que é líder do Bloco Parlamentar Vanguarda e integra as comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática; de Serviços de Infraestrutura; de Meio Ambiente; de Agricultura e Reforma Agrária; de Assuntos Econômicos, entre outras.

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea