Coordenadores das Especializadas se reúnem com a Presidência do CREA-RS

Coordenadores reunidos. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã desta quinta (24), ocorreu a primeira reunião dos coordenadores de Câmaras com a Engenheira Civil e Seg. Trabalho Alice Helena Coelho Scholl, vice-presidente no exercício da Presidência. Também estavam presentes o Eng. Agrônomo Gustavo Lange, 2º vice-presidente, e o Eng. Eletricista Ronaldo Witter Madruga, 2º diretor financeiro.

Depois das apresentações, a Eng. Alice ressaltou o momento que vive o CREA-RS. “Mas nem por isto não podemos ser pró-ativos e trabalhar para o fortalecimento do nosso controle. Há muitas questões do Sistema Confea/Crea que dependem de nossa atuação em vários setores”, apontou.

Um dos temas debatidos foi a necessidade de maior aproximação com os parlamentares, considerando que são os responsáveis pela criação de leis. “Não só federal, mas também os deputados estaduais”, ressaltou.

A informação técnica dos profissionais da área tecnológica para a criação de legislações que contribuam para a defesa de atribuições profissionais foi considerada unânime pelos coordenadores presentes.

O Engenheiro Gustavo chegou a citar a questão do pregão eletrônico. “Não é possível considerar comuns os serviços de Engenharia”, avaliou. Também lembrou que, no próximo Encontro de Lideranças, que ocorrerá no final de fevereiro em Brasília, reunindo as lideranças de todos os Creas, está prevista uma visita no Senado e na Câmara Federal com todos os participantes deste encontro. “Será uma oportunidade para falarmos com os parlamentares do Rio Grande do Sul”, lembrou.

O Engenheiro Civil Marcio Marun, coordenador da Câmara de Engenharia Civil, falou sobre a necessidade de as Câmaras estarem mais próximas da Fiscalização. “Para que as ações sejam mais efetivas”, avaliou.

Para a Engenheira Eletricista Nilza Zampieri, coordenadora da Engenharia Elétrica, também é fundamental a participação do Sistema Confea/Crea nas discussões sobre as diretrizes curriculares nacionais. “A questão é importante, porque muda o ensino da Engenharia e interfere nas atribuições profissionais”, destaca.

Participaram os coordenadores Eng. Agr. Dulphe Machado Neto, Eng. Ftal Guilherme Reisdorfer, Eng. Mec. e Seg. Trab. Marco Aurélio Caminha Junior, Eng. Plást. Luis Sidnei Barbosa Machado e  Eng. Seg. Trab. Luiz Henrique Rebouças dos Anjos.