Representantes do curso de Engenharia de Software da Unipampa visitam o CREA-RS

Na tarde desta quinta-feira (29), o Eng. Agrônomo Gustavo Lange, vice-presidente no exercício da Presidência, recebeu em seu gabinete o coordenador do Curso de Engenharia de Software da Unipampa, João Pablo Silva da Silva, e o professor do curso Maicon Bernardino da Silveira.

O assunto em pauta foi o registro do curso junto ao Conselho além das definições de qual Câmara o curso será inserido. O Confea já designou as atribuições dos profissionais formados na área de Engenharia de Software, o próximo passo será ajustar e incluir o curso dentro do CREA-RS.

O curso de Engenharia de Software criado em 2010 é recente no país. A Unipampa foi a primeira universidade do Estado a ofertá-la e a sexta em todo o Brasil. Uma das razões da universidade em implantá-lo foi a baixa oferta de cursos de graduação em Computação na região de Alegrete.

Os dirigentes e docentes do Campus Alegrete na época da criação do Curso vislumbraram a oportunidade de investir em uma área de formação ainda nova no Brasil. Segundo o coordenador do Curso, João Pablo Silva da Silva, a reunião visava maior aproximação do Conselho com este curso. “É recente mais necessário, visando que a tecnologia vem dominando o mercado das Engenharias. Vamos abrir o diálogo com o pessoal para ir construindo isto juntos”, ressalta o coordenador. O objetivo segundo ele é buscar uma perspectiva de futuro na profissão para os egressos do curso.

Para o Eng. Gustavo Lange, o curso é novidade dentro do Conselho e terá que ser adaptado junto a realidade do CREA no momento. “Daqui há alguns anos, pode haver, segundo ele, a possibilidade dos cursos relacionados à área de Engenharia e Tecnologia entrarem para Câmaras específicas”, aponta.

As diretrizes básicas do curso foram criadas pelo Ministério da Educação (MEC), no ano passado. A área de Engenharia de Software investiga todos os aspectos relacionados à produção de software de qualidade e economicamente viável. O curso é voltado à especificação, desenvolvimento, manutenção e criação de software, com a aplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, visando organização, produtividade e qualidade.

De acordo com o coordenador, os objetivos desta graduação na Unipampa contemplam em formar profissionais qualificados, éticos e aptos a atuar em diferentes atividades da área de Engenharia de Software. “Além de capacitar os discentes a aplicar seus conhecimentos de forma empreendedora e inovadora, contribuindo com o desenvolvimento humano, econômico e social”, finalizou.