Notícia

Encontro anual de Entidades de Classe gaúchas destaca a valorização profissional


Esta edição será também palco do debate e votação de um novo regulamento para o CDER-RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

Entre dirigentes das 72 entidades de classe da área tecnológica do Estado, profissionais e estudantes da Fronteira Oeste, representantes da diretoria e inspetorias do CREA-RS na tarde desta quarta-feira foi aberto o XVIII Encontro Estadual de Entidades de Classe (EESEC). Tradicional evento do Conselho, e fórum principal das entidades das profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea, o encontro segue até sexta-feira com palestras técnicas e debates sobre ações necessárias à valorização profissional.

Promovido pelo CREA-RS em conjunto com o Colégio de Entidades Regionais do Rio Grande do Sul (CDER-RS), a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete (AEAA) e a Sociedade de Engenharia e Arquitetura de Alegrete (SEAA), esta edição será também palco do debate e votação de um novo regulamento para o CDER-RS, braço do Conselho que é composto por representantes de todas as entidades com registro. 

Primeira vez, o EESEC sedia e promove uma Mostra de Científica de Trabalhos Científicos, protótipos e maquetes dos alunos dos campus das Universidades Federais da Fronteira OesteE, pela primeira vez, o EESEC sedia e promove uma Mostra de Científica de Trabalhos Científicos, protótipos e maquetes dos alunos dos campus das Universidades Federais da Fronteira Oeste. Organizada pela Unipampa – Campus Alegrete, são 32 posters que mostram a força que a pesquisa traz para inovar e criar soluções para o dia a dia de todos. Entre os trabalhos, todas das áreas vinculadas ao Sistema Confea/Crea, alguns premiados em competições internacionais. 
 

Abertura 

Vice-presidente em exercício do CREA-RS, Eng. Agr. Gustavo Lange

A solenidade de abertura contou com a presença do vice-presidente em exercício do CREA-RS, Eng. Agrônomo Gustavo Lange, que destacou a importância do encontro. “Estamos já na décima oitava edição deste encontro, e tenho certeza que, aqui em Alegrete, será tão proveitoso quanto os demais e que dele sairemos enriquecidos”, afirmou, reforçando, porém, “que há muito por fazer, mas tenho confiança que estamos no caminho certo para fortalecermos nossas entidades e também o Conselho”.

Falando em nome das entidades anfitriãs, o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete (AEAA), Eng. Agrônomo Leonardo Cera, iniciou agradecendo “todos os envolvidos que empenharam esforços para a realização do evento”. Destacou a programação, pensando para abranger as diversas áreas do Sistema Confea/Crea. “Tudo que fizemos foi com o maior esforço possível e esperamos que todos aproveitem o evento. Sabemos que Alegrete é longe do município de muitos e só temos a agradecer a presença e desejar um ótimo evento.”

Diretor-geral da Mútua-RS, o Geólogo e Eng. de Segurança do Trabalho Pablo Souto Palma, agradeceu a participação da entidade e destacou a palestra realizada pela manhã da abertura do evento, que reuniu estudantes e profissionais e tratou sobre contabilidade e gestão financeira. “Este espaço para palestras técnicas em eventos é uma das novas ações de parceria entre a Mútua e as entidades de classe da Capital e do Interior. Temos outras novidades sobre isso que falaremos no decorrer destes dias e que, certamente, contribuíram para a fortalecimento das entidades.” 

Eng. Agrônoma Andrea Brondani da Rocha, coordenadora do CDER-RS

“Trazer o EESEC a Alegrete é a realização de um sonho”, afirmou a Eng. Agrônoma Andrea Brondani da Rocha, coordenadora do CDER-RS. Também reiterou a relevância da reunião dos representantes das entidades gaúchas. “O EESEC é o nosso ponto máximo, é onde renovamos nossos votos de dedicação aos profissionais que compõe as nossas entidades. Este ano com novas parcerias com a Mútua e o Confea, além de ser a oportunidade de encontro entre os colegas mais antigos com os mais jovens que integram as entidades. Esse ânimo é o espírito que queremos”, afirmou. Encerrou agradecendo o empenho do CREA-RS entidades e funcionários na realização do encontro. 

A assessora da presidência do Confea, Eng. Eletricista e de Segurança do Trabalho Fabyola ResendeRepresentado o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), a assessora da presidência Eng. Eletricista e de Segurança do Trabalho Fabyola Resende enalteceu a busca da interiorização dos eventos do CREA-RS, trazendo o encontro a uma cidade da fronteira do Estado. “Isto é muito importante, e estamos buscando também descentralizar as ações e participações do Confea, que não é apenas Brasília e deve estar presente em outras capitais e cidades menores do País. Essa interiorização é um dos nossos objetivos”, afirmou.

Presentes, ainda, a abertura o coordenador-adjunto do CDER-RS e coordenador da Regional Fronteira Oeste, Eng. Agrônomo Lulo José Pires Correa; a vice-presidente da SEAA, Eng. Civil Luana Hohemberger; a inspetora-secretária do CREA-RS em Alegre, Eng. Agr. Kátia Adriana Messa Anacleto; o secretário municipal de Planejamento de Alegre, representando a Prefeitura, Paulo Salbego; e o vereador Cleo Trindade.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: