Conselheiro do CREA-RS apresenta trabalho no Contecc
Eng. Júlio expõe trabalho no Contecc. Créditos: Arquivo CREA-RS
Presente em todas as edições do Congresso Técnico e Científico ( Contecc), que ocorre junto com a Soea há cinco anos, Engenheiro Mecânico Júlio Surreaux Chagas, conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do CREA-RS, mais uma vez tem um trabalho selecionado na 75ª Soea, em Maceió.
Nas pesquisas para o seu trabalho “Metodologia de Pesquisa de Vazamentos em Redes de Distribuição de Água Através das Pressões Manométricas”, o Engenheiro revela os altos índices de perdas de água nas redes de distribuição no país em 2016. “Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, as perdas foram de 38,5%. Muito elevado, considerando que o índice aceitável é uma perda de 15% pela Organização Mundial da Saúde”, avaliou.
De acordo com ele, a metodologia, que consiste em medir as pressões em 4 e mais pontos da rede de distribuição nos ramais de entrada de água dos prédios que se deseja pesquisar vazamentos, ainda não foi testada.
O Contecc, que este ano conta com 577 trabalhos apresentados, visa reunir especialistas em todas as áreas da Engenharia e da Agronomia, para discutir o cenário de suas realidades locais e nacional, demonstrando exemplos de inovações em empresas e institutos de pesquisas e apontar caminhos para que essas novidades se desenvolvam com técnicas e aplicação de pesquisas que tenham como objetivo aumentar o desenvolvimento do país.