Notícia

Armazenadoras de grãos e beneficiadoras são alvo de fiscalização em Camaquã


Créditos: Arquivo CREA-RS

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul inicia, a partir desta terça-feira (27), uma blitz de fiscalização nas empresas armazenadoras de grãos e beneficiadoras de produtos agrícolas no município de Camaquã. A ação intensiva acontece, entre os dias 27 e 29 de março, na região que concentra o maior número de unidades e pretende vistoriar cerca de 35 unidades do segmento agrícola na região. 

Entre as exigências, está a verificação de que somente profissionais legalmente habilitados sejam responsáveis pela assistência técnica em armazenagem de grãos e beneficiadoras de produtos agrícolas. Além disso, a blitz pretende verificar a existência de profissionais habilitados na assistência técnica ao produtor rural e verificar o registro perante o CREA-RS das unidades armazenadoras e/ou beneficiadoras de produtos agrícolas.

Documentações exigidas:
Pessoa Jurídica:
- Toda pessoa jurídica que possua estruturas de armazenagem e/ou esteja executando serviços de amostragem e/ou limpeza e/ou secagem e/ou beneficiamento e/ou guarda e conservação de produtos agrícolas, para si ou para terceiros, deverá registrar-se no Crea da jurisdição onde esteja executando o referido serviço;
- Quando a pessoa jurídica já possuir registro junto ao Crea deverá recolher ART de Projeto Orgânico e Assistência Técnica na estocagem/armazenagem/conservação de produtos agrícolas, por Unidade Armazenadora.
Pessoa Física:
- Toda pessoa física que possuir estruturas de armazenagem e/ou esteja executando serviços de amostragem e/ou limpeza e/ou secagem e/ou beneficiamento e/ou guarda e/ou conservação de produtos agrícolas, para si ou para terceiros, deverá apresentar profissional Engenheiro Agrônomo ou Engenheiro Agrícola ou demais profissionais habilitados perante o Sistema Confea/Crea;
- O profissional deverá recolher ART de Projeto Orgânico e Assistência Técnica na estocagem/armazenagem/conservação de produtos agrícolas, por Unidade Armazenadora.
TRDP para empresas de grande porte:
- Para empresas de grande porte abordadas na fiscalização onde forem verificados indícios de possíveis atividades relacionadas a engenharia de segurança do trabalho, serão solicitados documentos comprobatórios de participação técnica nestas atividades os quais estão elencados no anexo III deste projeto.

 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: