AEAA na presidência da nova diretoria do CMDA de Alegrete

Nova diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Alegrete (CMDA). Créditos: Arquivo Aeaa

No dia 25 de janeiro de 2018 foi realizada, na Associação dos Arrozeiros de Alegrete, a primeira reunião no ano do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Alegrete (CMDA).

Na ocasião, foram apreciados os novos membros das 17 entidades que formam o conselho, sendo elas: Associação das Agroindústrias de Alegrete (Alegro); Associação dos Arrozeiros de Alegrete (AAA); Associação dos Criadores de Gado Leiteiro e Produtores de Leite de Alegrete (Acripleite); Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete (Aeaa); Associação dos moradores de Maçambará, Alegrete e Itaqui para desenvolvimento da balsa do Mariano Pinto (Ammai); Associação dos Pequenos Hortifrutigranjeiros de Alegrete; Cooperativa Agroindústria Alegrete LTDA (Caal); Emater; Fundação Maronna; Instituto Federal Farroupilha, campus Alegrete (Iffar); Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga); Secretaria da Agricultura Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi); Secretaria de Agricultura e Pecuária de Alegrete (SAP); Secretaria de Meio Ambiente de Alegrete (Semmam); Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alegrete (STR); Sindicato Rural de Alegrete (SRA); Universidade Federal do Pampa, campus Alegrete (Unipampa).
Na sequência foram apresentados os nomes e as propostas da chapa inscrita com pretensão a assumir a diretoria do conselho para o próximo período.

As propostas de trabalho foram:
. Inserir novos membros e resgatar aqueles que ao longo do tempo deixaram de participar;
. Reuniões itinerantes pelas entidades que formam o CMDA;
. Apresentação aos Conselheiros da ferramenta de trabalho FOFA com vistas à aprovação como nova metodologia para atualização do Diagnóstico Agropecuário de Alegrete. Padronização para todos os municípios do RS;
. Revisão com vistas à atualização do Regimento Interno do CDMA;
. Realização do 1º Workshop do CMDA - Participação das entidades apresentando as dificuldades atuais de cada segmento e desafios futuros, assim como possíveis soluções. Programação durante a Semana Arrozeira;
. Diagnóstico da demanda de hortifrutigranjeiros na região Fronteira Oeste do RS. Parceria com conselhos agropecuários dos municípios da região. Identificar bases para organizar a atividade na região. Rodada de negócios (Produtores e Comerciantes). Viabilidade de uma CEASA regional;

. Ajudar aos grupos de produtores e associações a se organizarem e estarem aptas para buscar recursos para aquisição de máquinas e implementos agrícolas;

. Estradas Rurais. Integrar entidades na busca de soluções (projetos e ideias), apresentar e trabalhar em parceria com o Executivo Municipal. Viabilizar o projeto da AAA de reestruturação das estradas rurais não pavimentadas do município;

. CMDA junto às comunidades do interior, presença em eventos rurais e nos polos educacionais para ouvir mais a população rural. Apoio das comissões jovens do Sindicado Rural e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais para desenvolver projetos voltados aos jovens como Sucessão Familiar, Empreendorismo e Cases de sucesso. Conectar as entidades dispostas a participar, estimulando o desenvolvimento de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão visando melhorias das populações rurais.

Em virtude de haver apenas uma chapa inscrita, a eleição foi realizada por aclamação sendo eleitos para a diretoria 2018:

Presidente: Leonardo Cera (Aeaa); vice-presidente Guilherme Souza (Emater), 1ª secretária Thais Pires Lopa (Alegro), 2ª secretária Ana Carolina de Almeida (SRA), tesoureira Fátima Marchezan (AAA).

Ao final da reunião, os membros da nova diretoria agradeceram pela confiança a eles depositada e se comprometerem em seguir plenamente o lema dessa nova gestão “Trabalho, Integração e Motivação”.