Notícia

AEAA e SimulArroz promoveram palestra sobre segurança alimentar


Profissionais participantes do evento. Créditos: AEAA

No dia 08 de dezembro, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete (AEAA) e a equipe SimulArroz da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promoveram uma palestra, na Inspetoria de Alegrete, sobre Segurança Alimentar. A palestra foi proferida pelo Doutor em Agronomia e Professor do Departamento de Fitotecnia da UFSM Eng. Agrônomo Alencar Junior Zanon, o qual abordou assuntos como crescimento populacional no mundo que deverá chegar a 10 bilhões de pessoas até o ano de 2050 e necessidade de produção de alimento para toda essa gente.

Nunca, na história da humanidade houve um crescimento populacional tão grande em tão pouco tempo, e isto provocará uma pressão sobre os ecossistemas para produção de comida. Neste aspecto, vê-se a importância da pesquisa para que possamos aumentar a produtividade das culturas sem que haja necessidade de abertura de novas áreas que causaria danos irreparáveis ao meio ambiente e até mesmo mudanças climáticas como secas em algumas áreas do planeta e chuvas em excesso em outras, entre outros fenômenos catastróficos, tanto em nível global como local.

Nesse sentido que o equipe da UFSM em parceria com outras universidades e entidades de pesquisa e extensão criaram o SimulArroz que trata-se de um modelo matemático dinâmico baseado em diversos processos ecofisiológicos da cultura do arroz para simular a produtividade potencial (teto produtivo da cultura) e a produtividade em três níveis tecnológicos (alto, médio e baixo) de arroz no sistema por inundação no estado do Rio Grande do Sul e, assim poder prever um melhor manejo das lavouras como período de plantio, controle de pragas, lamina d’água e momento certo para de aplicação de insumos, facilitando a tomada de decisão dos profissionais e produtores.

No dia seguinte, o presidente e a vice-presidente da AEAA, os Engenheiros Agrônomos Leonardo Cera e Kátia Messa juntamente com o Coordenador Regional do IRGA na Fronteira Oeste, também Eng. Agrônomo, Ivo Mello, estiveram participando do programa de rádio “A Hora da Prosa” da Associação dos Arrozeiros de Alegrete para falar sobre como foi o evento, momento que foi frisado sobre a importância da cultura do arroz para a região, que é responsável por cerca de 15% da produção nacional do grão, e também para a alimentação das pessoas, além de ser item essencial da cesta básica.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: