OAB e Confea juntos em defesa da qualidade do ensino superior

Créditos: Arquivo Confea

Na tarde de quinta-feira (26), os conselheiros do Confea receberam o presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marisvaldo Cortez, durante a Sessão Penária.

Na ocasião, o advogado convocou todos os Conselhos profissionais a se unirem a fim de se mobilizarem em torno de uma educação superior de qualidade. Segundo o representante da OAB, o atual estágio da educação no Brasil com abertura de cursos sem a mínima condição de funcionamento coloca a sociedade como um todo em risco.

“Buscamos um somatório de esforços para que tenhamos a oportunidade de rediscutir o que está acontecendo. A abertura indiscriminada de cursos a distância, que não têm legitimidade, além de colocar a sociedade em risco, vende sonhos e ilusões para as pessoas”, alertou.

A Ordem pretende promover o segundo Fórum Nacional dos Conselhos das Profissões Regulamentadas e disseminar uma campanha que vise moralizar a área educacional, a formação de ensino superior no País. “Vamos propor uma agenda positiva educacional para mostrar para a sociedade o que vem acontecendo sistematicamente nos últimos anos e assim propor uma pauta mínima educacional. Vamos fazer um manifesto nacional de todos os conselhos relatando a preocupação em relação à qualidade de ensino e à proteção da sociedade”, declarou.

O presidente em exercício do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Daniel Salati, endossou a preocupação trazida pelo presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB. “Nós estamos procurando nos unir como Conselhos profissionais, mais que isso, como cidadãos. Se for preciso, vamos ao governo, ao Ministério da Educação (MEC) e às instituições de ensino mostrar que a educação é fundamental no desenvolvimento do País, mas tem de ser uma educação de qualidade”, defendeu Salati.

A OAB em breve divulgará a data do segundo Fórum Nacional dos Conselhos das Profissões Regulamentadas.

Equipe de Comunicação do Confea