Notícia

Mapa interativo de fiscalização do CREA-RS em tempo real


Chefe do Setor de Geoprocessamento da Gerência de Fiscalização do CREA-RS, Felipe Serafini.. Créditos: Arquivo CREA-RS

Os relatórios de fiscalização de todo o Estado podem ser verificados em tempo real em um mapa georreferenciado. É o que explica o Chefe do Setor de Geoprocessamento da Gerência de Fiscalização do CREA-RS, Felipe Serafini. 

“O objetivo é monitorar em tempo real a quantidade e a localidade dos relatórios de fiscalização que são gerados e enviados diariamente. No mapa, é possível visualizar o local georreferenciado do relatório de fiscalização”, explica.

Cada supervisor de fiscalização terá um link individual no qual poderá também monitorar geograficamente as ações de seus respectivos agentes fiscais. Segundo ele, é importante para verificar quais os municípios que estão sendo fiscalizados. “Com um zoom é possível verificar em qual parte da rua que ocorreu a fiscalização”, aponta.

Salienta que o link pode contribuir para melhor análise da fiscalização, porque a informação não se limita apenas na quantidade das ações, mas também na distribuição geográfica fiscalizada.

O Eng. Marcelo de Souza, Chefe do Núcleo de Suporte Técnico, esclarece ainda que esta ferramenta pode gerar uma infinidade de links com outras informações que surgirem como demandas e particularizar as áreas com cores diferentes, como só Elétrica, Industrial, elevadores, propriedades rurais. Além de compartilhar estas informações com várias pessoas.

“Neste caso, o mapa mostra a abrangência da fiscalização. A partir destas informações, é possível organizar novas ações em regiões que não foram fiscalizadas”, detalha. 
 Sempre houve um controle, mas não em tempo real.  “Na medida que a fiscalização vai ocorrendo, podemos visualizá-la automaticamente, sem acionar qualquer outro comando. Assim que o agente fiscal enviar o relatório do Sistema InfoFisc, as informações entram no banco de dados e já aparecem no mapa”, aponta. 

A ferramenta possibilita, portanto, identificar quais serviços e regiões foram mais fiscalizados. “Neste caso, o mapa contém apenas o nome do agente fiscal e o nome do município, mas é possível colocar um link para abrir o próprio relatório”, aponta.

De acordo com o gerente da Fiscalização, Eng. Químico Marino Greco, a ferramenta também poderá contribuir para monitorar o andamento do relatório de fiscalização, como a sua conclusão. “Estamos cada vez mais investindo para que não haja mais papel, então é importante a agilidade. E os mapas poderão nos ajudar neste monitoramento, do motivo que o relatório ainda estar aberto. O que precisa. Enfim, são informações em tempo real para melhor eficácia em todo o processo de fiscalização”, justifica. 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: