Rio Grande do Sul amplia participação durante a 74ª Soea com a ajuda da Mútua

Eng. Civ. Paulo Guimarães, presidente nacional da Mútua. Créditos: Arquivo CREA-RS

A importante parceria firmada entre a Mútua e CREA-RS possibilitou que mais 11 profissionais gaúchos participassem da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia deste ano (Soea), que ocorreu de 8 a 11 de agosto, em Belém (PA). Com o tema “A Responsabilidade da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento do País”, o evento contou com a participação de mais de 3,5 mil pessoas nos 4 dias de programação.

A Soea é o maior evento da área tecnológica e nesta edição foi marcada por debates importantes sobre temas como recursos hídricos, tecnologia, equidade de gênero, inserção internacional, pesquisa e inovação, mercado de trabalho, inserção dos novos profissionais. Além disso, foi um momento de troca de conhecimentos, intercâmbio de práticas entre os diversos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas).

O presidente da Mútua, Eng. Civ. Paulo Guimarães, esteve no estande do CREA-RS durante o evento e falou sobre a parceria firmada com diversos Creas e da importância da Mútua para os profissionais " São quatro décadas de amparo aos profissionais da área tecnológica e seus familiares. A Mútua está sempre ampliando seus benefícios em prol dos profissionais da área tecnológica, esse é nosso maior objetivo. São quatro décadas entregando qualidade de vida e desenvolvimento aos profissionais que se dedicam ao crescimento do país, levando melhorias à sociedade".

O Eng. Mecânico Alisson Bellé participou da Soea pela primeira vez, através do convênio entre o Conselho e a Mútua. Segundo ele, foi uma experiência muito positiva, especialmente pela integração com profissionais de outros estados. “Eventos como o Soea, são muito importantes para o nosso crescimento profissional, trocamos muitas experiências positivas, conhecemos a realidade da engenharia em outros estados e levamos mais conhecimento para casa. As palestras também foram muito qualificadas”, afirmou.

MÚTUA-RS

O diretor-geral da Mútua-RS, Eng. Civil Gilmar Amaral Piovezan, ressaltou os 40 anos da entidade com um intenso trabalho de descentralização da Mútua de Brasília para todos os Estados da Federação. “Também neste ano, estamos comemorando os 15 anos da descentralização. Desta forma, a Mútua do Rio Grande do Sul conseguiu, com seus benefícios, distribuir aos profissionais mais de R$ 52 milhões. São valores que os profissionais conseguiram utilizar com lazer, capacitação técnica, compra de equipamentos para facilitar as suas atividades”, detalhou.

Outra atividade citada pelo Eng. Gilmar é a participação de eventos, contribuindo, por exemplo, por eventos importantes como a Semana de Engenharia e Agronomia (Soea). Salienta ainda que a Mútua-RS também participa efetivamente nos eventos regionais. “Nestes 15 anos, já distribuímos mais de R$ 1,5 milhão para as entidades em forma de convênio, de cursos, de capacitação profissional, revistas para informações técnicas”, informa.

Desta forma, segundo o diretor, a Mútua não trabalha apenas com o foco de conceder benefícios aos profissionais, mas também fazer uma interface entre a instituição e as entidades de classe, contribuindo para que elas possam atrair aquelas categorias profissionais mais restritas a cada município.
O diretor da Mútua-RS avalia como positiva a 74ª Soea, ressaltando, no entanto, que deveria haver cursos específicos de capacitação profissional. “Os temas são muito genéricos. Seria importante focar em informações profissionais que contribuíssem com o dia a dia de suas atividades”, complementa.