Estão abertas as inscrições para Congresso técnico em Bento Gonçalves

Terceira edição do encontro de atualização terá como tema a coletividade e construções para o futuro
Profissionais e estudantes dos segmentos de engenharia e arquitetura já podem reservar em suas agendas a data para uma oportunidade imperdível de atualização e conhecimento: nos dias 31 de agosto e 1º de setembro ocorre o III Congresso Estadual AEARV, na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. Trazendo à pauta o tema ‘Coletividade – construções para o futuro’, o encontro pretende reunir, mais uma vez, importantes nomes no cenário nacional, que são referência no assunto, para a troca de informações e experiências relevantes ao dia a dia de quem atua na área. A expectativa é atrair pelo menos 300 participantes, vindos de toda a região e até mesmo de outros estados.
Crescendo em credibilidade e nas avaliações positivas que vem conquistando edição após edição, o Congresso Estadual AEARV é, atualmente, um dos mais expressivos encontros de qualificação segmentado no Rio Grande do Sul. “Temos muito orgulho dos resultados que alcançamos tanto em 2015 quanto em 2016. Essa experiência nos motiva a acreditar no sucesso, também, da edição deste ano, dando continuidade a um ciclo de debates que já tratou de assuntos relevantes como sustentabilidade e urbanidade. Agora, trazemos os conceitos de coletividade para engajar os profissionais nas discussões que pautarão o trabalho dos profissionais hoje e no futuro, contribuindo para deixar um legado de conhecimento”, avalia a engenheira Daniele Artini Gujel Capellari, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (AEARV).
A diretoria da AEARV está trabalhando na seleção de palestrantes e na captação de apoiadores para viabilizar a realização do Congresso. O primeiro parceiro confirmado foi o CREA-RS. Em breve outras informações sobre como participar e a programação completa serão divulgadas nos canais da entidade.
Os interessados em participar já podem efetivar as inscrições – no valor de R$ 100 para associados da AEARV e estudantes. Profissionais não associados pagam R$ 220. Há condições diferenciadas de acesso, sob consulta, para grupos. O acesso a mais informações e a confirmação de presença podem ser feitos pelo site http://www.aearv.com.br/congresso

O evento tem o apoio institucional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), das empresas Artelana, Byrne, Costaneira, Cristo Rei Materiais Elétricos, Espaco Décor, Friza, Meber Metais, Modelo Vidros, Perlare, Pró-Cor Tintas, Sole Aquecimento, Weiku, Bigfer e Berneck, além da Ascon Vinhedos e da Universidade de Caxias do Sul. Esses parceiros terão espaços especiais para exibição de suas novidades na Rua Coberta, de Bento Gonçalves, nos dias de realização do congresso, como atração complementar à programação de palestras.

8h: Credenciamento
8h45: Abertura oficial
9h30: Arquiteto Mario Biselli, com o tema: Habitação e Cidade
10h30: Nex Group
12h: Almoço
13h30: Engenheiro Luiz Carlos Pinto Silva Filho, com o tema: Tendências emergentes em materiais e sistemas de construção
14h30: Arquitetos Domingos Pascali e Sarkis Semerdjian, com o tema O Experimento na Arquitetura
15h30: Coffee Break
16h: Arquiteto Luiz Merino Xavier, com o tema A preservação do patrimônio como estratégia de desenvolvimento
17h: AT Arquitetura, com o tema A relação do espaço construído com a cidade: caso do Campus Unisinos Porto Alegre

1º de setembro
8h30: Engenheiro Marcus Daniel, com o tema Interação e cuidado entre unidades habitacionais: atendendo à Norma de Desempenho
9h30: Wikihaus Incorporadora (Eduardo K. Pricladnitzki) com o tema A colaboração como o futuro da incorporação imobiliária
10h30: Coffee break
11h: Engenheiro Daniel Pagnussat, com o tema A importância da especificação e controle tecnológico de materiais e sistemas construtivos
12h30: Almoço
14h: Arquiteto Edson Matsuo, com o tema Para um mundo colaborativo, qual o seu IKIGAI?
15h: Arquiteto Marcelo Ferraz, com o tema O passado no presente
16h: Coffee break
16h30: Studio Arthur Casas (Gabriel Rainieri), com o tema Projetos studio Arthur Casas
17h30: Encerramento