CREA-RS fiscaliza o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana

Montagem das estruturas para realização do Carnaval Fora de Época foi fiscalizada pelo Conselho . Créditos: Arquivo CREA-RS

Agentes fiscais do CREA-RS estiveram, nesta semana, fiscalizando as obras de montagem de estrutura do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana, que inicia na próxima quinta-feira (16) e encerra no sábado (18).

Na parte referente à avenida Presidente Vargas, palco das apresentações, a equipe do Conselho inspecionou as estruturas das arquibancadas, camarotes e pirâmides, as instalações elétricas da baixa tensão, sonorização, aterramentos elétricos, e o contrato com as empresas responsáveis pelos banheiros químicos. Também foi verificada a regularidade da empresa que está trabalhando na montagem das acomodações do público na avenida. Os Engenheiros Civil Edi Grafulin e Mecânico Alexandre de Albuquerque, inspetores chefe e tesoureiro da Inspetoria de Uruguaiana, participaram da fiscalização junto ao agente fiscal Nilton Acosta.

Nas escolas de samba, a equipe teve uma reunião com a Liga das Escolas de Samba de Uruguaiana para solicitar a relação das todas as escolas que participavam do carnaval. Também foram solicitados os contratos com as empresas contratadas para a montagem dos carros alegóricos. Após a reunião, todos os barracões e sedes das escolas foram visitados e onde foi exigida a apresentação do registro de Anotação de Responsabilidade Técnica da montagem dos carros alegóricos. As escolas de samba têm como prazo máximo a próxima terça-feira (14) para apresentar a documentação solicitada.

“Após os acidentes com os carros alegóricos do carnaval do Rio de Janeiro, a sociedade ficou mais preocupada com a segurança destes itens. Fomos até mesmo questionados se o CREA-RS estava fiscalizando o carnaval apenas por causa dos acidentes, mas explicamos que o Conselho sempre esteve presente na fiscalização de grandes eventos como o carnaval de Rua de Uruguaiana, para garantir a segurança de toda a comunidade”, explica o inspetor-chefe da Inspetoria de Uruguaiana, Edi Grafulin.