Sistema Confea/Crea parabeniza os Engenheiros

Créditos: Arquivo CREA-RS

O atual cenário do País, em que a infraestrutura e inovação estão em alta, evidencia os profissionais da área tecnológica, e coloca esse mercado como um dos mais promissores da atualidade. Por esse motivo, os profissionais tornam-se protagonistas na missão de desenvolvimento do Brasil, com o compromisso de se manterem qualificados e aptos para atender à demanda e contribuir estratégica e efetivamente para o desenvolvimento sustentável do País, que cada dia mais ganha destaque na economia mundial. É grande, portanto, a responsabilidade dos engenheiros brasileiros.
Em parceria com os demais profissionais da área tecnológica, os engenheiros possuem conhecimento técnico para atuar com planejamento e atender as atuais demandas de desenvolvimento do País, produção agrícola sustentável, área petrolífera, com destaque para os projetos e obras do governo, como PAC, Programa Minha Casa Minha Vida, a Copa de 2014, Olimpíadas de 2016.
O presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu, lembra que a presença de profissionais da área tecnológica em órgãos governamentais otimiza a capacidade de planejamento público e torna a gestão de projetos mais eficiente, permitindo a elaboração de iniciativas que contemplem as demandas da sociedade e contribuam para o progresso do País. “Porém, atualmente no Brasil, apenas 10% dos cargos técnicos na administração pública são ocupados por profissionais da Engenharia. Essa situação precisa ser revista, uma vez que, em países desenvolvidos e em desenvolvimento, a ocupação de cargos chega a aproximadamente 80%”, informa Tadeu.
Mercado de trabalho
A Lei Federal nº 4950-A/66 assegura o piso salarial dos profissionais da Engenharia em seis salários mínimos vigentes no País para uma jornada de 6h diárias de trabalho e 8,5 salários mínimos para 8h diárias. “Em algumas especialidades o mercado tem praticado pisos salariais muito superiores. Em outros, infelizmente ainda existem empregadores que não cumprem esta lei federal”, diz o coordenador da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica, eng. eletric. Krisdany Cavalcante.
Para o presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), eng. agr. Carlos Roberto Bittencourt, “é preciso ter na agenda política uma permanente campanha de valorização profissional com incentivo às pesquisas brasileiras e fortalecimento da mão de obra nacional”.
O vice-presidente do Confea, eng. agr. Dirson Freitag, enfatiza a importância da profissão no cotidiano das pessoas sem que elas se deem conta – muitas vezes – de que para que se encontre a solução, houve o esforço de um engenheiro. “Isso inclui a comida que chega à mesa, a automação predial, as construções, a segurança do trabalho, a tecnologia que gera conforto, uma gama de soluções para a sociedade”, lista Freitag.
Com esse cenário bastante promissor, o Confea parabeniza todos os engenheiros neste dia pela sua atuação que contribui diretamente para o progresso do Brasil.
(Equipe de Comunicação do Confea)