Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

A gerente de TI do CREA-RS, Maitê Friedrich Dupont. Créditos: Arquivo CREA-RS

A gerente de TI do CREA-RS, Maitê Friedrich Dupont, apresentou aos participantes do XXXII Seminário das Inspetorias, que ocorreu em Canoas, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a realização de processos administrativos em meio eletrônico.

Segundo ela, além de modernizar a gestão interna por meio do aperfeiçoamento das atividades administrativas, reduzirá por completo o uso do papel nas rotinas do Conselho.

“O Decreto nº 8.539, de 08 de outubro de 2015, dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. E o CREA como autaquia federal é obrigado a tornar on-line seus processos para atender às demandas do Governo Federal”, explicou, esclarecendo que o SEI não tem nada a ver com o Sistema Apolo.

Informou que, por meio eletrônico, foi assinado um termo de cooperação técnica entre o CREA-RS e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o acordo pretende propiciar uma melhor troca de informações, especificações técnicas e anotações complementares utilizadas no desenvolvimento do sistema de gestão interna, promovendo, assim, a implementação novas funcionalidades por intermédio de desenvolvimento colaborativo. Também, reduzir os riscos com a perda de documentos e volumes e melhorar a transparência com a disponibilização dos documentos públicos e andamento de processos produzidos pelo CREA-RS, em tempo real.