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Sergs Debates promove discussão sobre os desafios da BR 448


O presidente do CREA-RS, Eng. Melvis Barrios Junior, ressaltou a necessidade de buscar investimentos para a infraestrutura. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã desta quinta-feira (13), em uma co-realização da Sociedade de Engenharia do RS (Sergs) e CREA-RS, ocorreu mais uma edição do Sergs Debates, que desta vez trouxe como tema “Os Desafios da BR 448 – Conclusão e Prolongamento”. 

O tradicional evento técnico contou com a presença do presidente do CREA-RS, Eng. Civ. Melvis Barrios Junior, presidente da SERGS, Nelson K. Moussalle, presidente do Consórcio PróSinos, Gilmar Rinaldo, superintendente do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva, além do senador Lasier Martins e do secretário estadual de Transportes e Mobilidade do RS, Pedro Westphalen, que abordarão temas relevantes ao setor, assim como alternativas e perspectivas para a região. Tradicional evento reuniu várias autoridades da área

Durante a abertura do evento, o presidente Melvis destacou a necessidade de buscar investimentos para a infraestrutura no Brasil e no Rio Grande do Sul. “Hoje só se investe 2,8% do PIB nesta área que é uma das mais importantes para o crescimento econômico. O Brasil possui muitos recursos, somos a oitava economia do mundo, porém gastamos muito mal e destinamos R$ 900 bilhões ao ano para a rolagem da dívida pública. Precisamos de planejamento nos investimentos para voltar a crescer”, ressaltou.

O presidente da SERGS, falou sobre o papel da Entidade em trazer debates importantes como este, que está diretamente ligado ao desenvolvimento da região. “Existem diversas obras inacabadas em nosso estado, a BR 448 é uma das mais importantes”. 

Para o presidente do Consórcio PróSinos a BR 448 não só tem um impacto construtivo para a cidade, como também para o desenvolvimento da região. “A sociedade deve participar do debate sobre esse tema e sobre as diversas obras que estão inacabadas. Junto com a BR, também precisamos construir um sistema de contenção de enchentes, para que a também região se desenvolva”, afirmou.
O superintendente do DNIT, lembrou que a BR é uma rodovia totalmente urbana e com isso possui vários desafios ambientais e de realocação de famílias. Segundo ele é necessário um planejamento maior para que ela seja finalizada dentro do prazo estipulado. “Atualmente para conseguir avanços neste país, é necessário muita organização e planejamento. Só assim conseguiremos retomar o crescimento”.
“Avançamos muito em temas como de concessões, mas nosso Estado ainda precisa evoluir quando se fala em planejamento. O Brasil possui muitos recursos que estão sendo utilizados de forma errada, por isso precisamos reestruturar os investimentos e achar alternativas para baixar os custos do transporte, por exemplo, afirmou o secretário estadual de Transportes e Mobilidade do RS, Pedro Westphalen. Segundo ele ainda, o Rio Grande do Sul necessita de um plano de concessões e ficar mais atento no tema infraestrutura. 

Eng. Melvis, senador Lasier Martins e Eng. Moussalle

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para finalizar o senador Lasier Martins falou sobre a grave crise econômica que o Brasil e o Rio Grande do Sul atravessam neste momento. “Foi a partir desta análise que o governo federal decidiu cortar despesas, o Brasil se desencaminhou por vários erros administrativos e agora é necessário achar o rumo do crescimento novamente. Todos os descuidos e corrupção, entre outros, fez com que nosso país ficasse com R$ 172 milhões de déficit “. Segundo ele, vivemos em um momento de incertezas, não se sabe ao certo se a PEC 241, aprovada em primeira instância, irá resolver o problema, mas é a única alternativa que o país tem. As demandas de infraestruturas são tantas que seria necessário mais de R$ 14 milhões para solucionar. O RS possui inúmeras obras inacabadas que impedem seu desenvolvimento e não há recursos para finalizá-las. 

Após a abertura, representantes do DNIT, STE, Magna Engenharia, SETCERGS e SINAENCO debateram acerca dos desafios da rodovia, seu planejamento, recursos e prazos para finalização. A BR 448 ainda precisa realocar cerca de 600 famílias que residem na ilha dos marinheiros, Porto Alegre e sua conclusão está prevista para o ano de 2018.

 

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