Barragens do Estado são alvo de ação de fiscalização do CREA-RS

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) iniciou na última segunda-feira (03) fiscalização nas barragens das regionais II e V.  Estas regionais abrangem as Inspetorias de Ijuí, Santa Rosa, Frederico Westphalen, Ibirubá, Três Passos, Palmeira das Missões, Cruz Alta, São Luiz Gonzaga, Santiago, Santo Ângelo, Panambi, Cruz Alta, São Borja, pertencentes a zonal V. E as cidades de Bento Gonçalves, Canoas, Canela, Caxias do Sul, Esteio, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Taquara, Vacaria, pertencentes a zonal II.
A ação de fiscalização irá até o ano que vem, percorrendo todas as regionais do Estado.  A inspeção regular de uma barragem é essencial para o monitoramento de problemas e anomalias. O rompimento de uma barragem traz grandes prejuízos econômicos e ambientais às localidades afetadas, além do risco de perdas de vidas humanas, como foi visto no desastre de Mariana.  Por esses motivos, a avaliação da segurança de uma barragem, realizada por um técnico especializado, poderá apontar, com antecedência a necessidade de recuperar ou reformar a barragem que represente ameaças. Sendo assim, cabe ao CREA intensificar a fiscalização em barragens, uma vez que as atividades de inspeção e manutenções preventivas e corretivas só podem ser exercidas por profissional habilitado.
Na fiscalização será verificada a responsabilidade técnica pelo plano de manutenção de barragens, o plano de ação emergencial, e uma cópia do laudo de estabilidade da barragem, caso não seja apresentado será gerado um Termo de RPD para posterior apresentação. Além disso, será requisitado uma cópia dos contratos com as empresas terceirizadas que prestam serviços, a relação do quadro técnico que trabalha na barragem, e a apresentação das ARTs da obra fiscalizada.
A Ação iniciou, nesta semana, nas Inspetorias de Canela e Vacaria.