Notícia

Blitz da Inspetoria de Santa Cruz do Sul fiscaliza obras e Parque da Oktoberfest


Parque da Oktoberfest e obras civis forma alvo da blitz . Créditos: Arquivo CREA-RS

Com objetivo de intensificar a fiscalização nas áreas da Engenharia Civil, Elétrica, Segurança do Trabalho e Industrial, entre os dias 04 e 06 de outubro, ocorreu uma Blitz de Fiscalização nos municípios de Rio Pardo, Vera Cruz e Santa Cruz do Sul. Também esteve no cronograma da ação a fiscalização do Parque da Oktoberfest, onde entre os dia 05 e 16 de outubro ocorre a maior festa alemã do Rio Grande do Sul. 

Em todos os locais visitados pelos agentes fiscais são verificadas as responsabilidades técnicas dos serviços da área tecnológica, através dos registros das ARTs, assim como o registro dos empresas e profissionais envolvidos. No Parque da Oktoberfest foram observadas as responsabilidades técnicas na montagem de estruturas metálicas, estandes, sonorização, instalação de geradores, PPCIs e parque de diversões.

O inspetor-chefe em Santa Cruz do Sul, Eng. Agr. Ramon José Lavich, destacou a importância da blitz. “Estamos já com várias novas ARTs que exigimos que fossem emitidas durante a ação, então é produtivo, principalmente, no aspecto cultural dos nossos colegas que são responsáveis técnicos de estarem regulares”, destaca. Para ele, a blitz também reforça a defesa do mercado de trabalho dos engenheiros e garante maior segurança à população. “E além da obras civis, a Oktoberfest é a maior festa da região, então cobramos que todos os serviços de montagem tenham a devida ART - arquibancadas, som, catracas, banheiros químicos – tudo isso tem que ter uma engenheiro responsável”, explica. 

Resultados

No Parque da Oktoberfest foram fiscalizados 23 ambientes, entre eles quatro palcos, cinco pavilhões, geradores de energia, estandes e o parque de diversão. Foi totalizado 23 relatórios de fiscalização, estando todos os serviços executados no local regulares com relação as responsabilidades técnicas necessárias e exigidas pelo CREA-RS. 

Nos munícipios, foram fiscalizadas 42 obras em Santa Cruz do Sul. 41 obras em Vera Cruz e 36 obras em Rio Pardo. Foram emitidos 20 Termos de Requisições de Documentos e Previdências, onde é dado ao proprietário ou responsável pelo obra o prazo de dez dias para entrega da documentação solicitada pelo CREA-RS.

Participam da blitz os agentes fiscais Luiz Batista Roggia e Marcelo Elesbão (Santa Maria), Moacir Carlos Pinto (Cachoeira do Sul) e Aloisio Butzge (St. Cruz do Sul), sob supervisão de Jaime Leandro de demais equipe da fiscalização. 

A partir da esquerda: Aloisio Butzge, Jaime Leandro, Eduardo Macedo (Fiscalização CREA-RS) e Eng. Agr. Ramon José Lavich (inspetor-chefe em St. Cruz do Sul)

Parque recebe cerca de 400 mil pessoas durante a Oktoberfest

Segundo o inspetor, devido ao trabalho permanente do CREA-RS no município a fiscalização no Parque da Oktoberfest ocorre com tranquilidade. “Pela relação que mantemos há muitos anos com os responsáveis pelo parque, o pessoal sabe o ritual que deve seguir. Eles cooperam e atendem prontamente todas as exigências. E como há um contato preliminar, no momento da fiscalização normalmente já encontram-se com a documentação toda em dia”, informa. 

Palco principal, montando no parque, recebe diversos shows durante as duas semanas de evento

Conforme as informações do vice-presidente de eventos da Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (ASSEMP), responsável pela montagem da evento, Victor Leonardo Kaminski, são mais de 10 mil metros quadrados construídos provisoriamente para a festa, trabalho que envolve mais de 2 mil pessoas, sendo 300 voluntários. “Recebemos os fiscais do CREA-RS como todos os anos e para nós é uma satisfação, pois nos proporcionam mais garantias ao evento, quanto às instalações e à segurança para todos os visitantes da festa”, destaca. 

Para Kaminski o Conselho é um parceiro da Associação. Informa, ainda, que desde a abertura de edital de contratação são exigidas as ARTs e as responsabilidades técnicas das empresas concorrentes. “A ação do CREA-RS é ótima para nos orientar no que as empresas que estão em parceria conosco não estiverem cumprindo, pois não temos condições de ter um engenheiro nessa coordenação, então o CREA-RS vem e nos complementa com o seu trabalho de orientação e fiscalização. É muito bom ter o Conselho do nosso lado.”    

PPCI 
Um dos pontos sensíveis em muitas feiras e grandes eventos, os PPCI dos estandes, parque de diversões, arenas de show, do ginásio poliesportivo e do próprio parque estão todos regulares. “Nosso ginásio poliesportivo é hoje, segundo o Corpo de Bombeiros, um exemplo para o Estado”, ressalta Kaminski. Segundo ele, foi um grande desafio, em 2015, concretizar a regularização de todo o Parque conforme as novas exigências legais, mais rígidas desde a promulgação da chamada Lei Kiss. “Até o ano passado não estava 100%, estava bem aquém das necessidades das novas exigências da legislação. Hoje, todas as 20 instalações permanentes, assim como as provisórias, montadas para o evento, que são em torno de mais umas 25, encontram-se todas regularizadas”, explica. 

O que é cobrado pelo CREA-RS: 
- Os agentes fiscais visitaram as obras civis em andamento verificando a responsabilidade técnica pelos trabalhos executados e quando houver o uso de concreto usinado a responsabilidade pelo fornecimento.
- No Parque da Oktoberfest foram observadas as responsabilidades técnicas na montagem de estruturas metálicas, estandes, sonorização, instalação de geradores, PPCIs e parque de diversões.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: