Presidente do CREA-RS palestra para alunos da Eng. de Energia da UFRGS

O Eng. Melvis abordou as leis e as normas que regem as profissões do Sistema Confea/Crea. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde desta quarta-feira, o Eng. Civ. Melvis Barrios Junior, presidente do CREA-RS, realizou uma palestra na Escola de Engenharia da UFRGS, para os alunos do curso de Engenharia de Energia, sobre atribuições profissionais, a importância da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e os objetivos da atuação do CREA-RS e de todo o Sistema Confea/Crea e Mútua.

O Eng. Melvis lembrou que o futuro do desenvolvimento da área tecnológica no País  está nos estudantes da Engenharia. Em sua palestra, abordou as leis e as normas que regem as profissões do Sistema Confea/Crea, como a Resolução 1073, do Confea, que trata das atribuições profissionais da área tecnológica. Segundo ele, não se pode admitir que pós-graduações e mestrados não gerem atribuição para os profissionais, e a Resolução 1073 irá mudar isto.

Para ele, muitos títulos de Engenharias podem causar uma fragmentação da graduação. "Outra questão que merece discussão ampla dos profissionais da área tecnológica refere-se aos novos cursos de Educação a Distância (EaD) que estão sendo formados", avaliou.

O Eng. Civ. Melvis entende que os próximos 100 anos serão dominados por quem obtiver o poder tecnológico. “O Brasil precisa de um projeto de desenvolvimento tecnológico, com altos investimentos por parte do governo e das empresas. Hoje no Brasil, somente 5% dos Engenheiros trabalham no setor de pesquisa, contra uma média de 25% nos EUA e no Japão, o que inviabiliza a produção de novas tecnologias.” Ressaltou também que é essencial que os Engenheiros promovam debates com a sociedade sobre a importância do investimento na energia, com materiais abundantes no País, como o carvão e o petróleo.

Abordou ainda a pouca atuação dos profissionais nas áreas políticas e consequentemente em alguns cargos públicos técnicos que exigem conhecimento específico. E ressaltou a atuação do CREA-RS junto aos profissionais de todo o Estado, na valorização e defesa da área tecnológica e na fiscalização da atividade profissional e suas implicações, citando exemplos da atuação do Conselho na fiscalização de cargos das entidades governamentais.

Engenharia de Energia

A Resolução nº 1076/2016 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, publicada no Diário Oficial no dia 13 de julho, discrimina as atividades e competências profissionais do Engenheiro de Energia e insere o título na Tabela de Títulos Profissionais do Sistema Confea/Crea, para efeito do exercício profissional. A nova resolução estabelece as atribuições para Engenheiro de Energia em nível nacional com base em propostas efetuadas pela Comissão de Graduação do curso de Engenharia de Energia da UFRGS, elaboradas em conjunto com a Unisinos.