Notícia

Rodada de Negócios abre leque de parcerias para entidades de classe do Estado


Rodada de Negócios foi novidade na programação . Créditos: Arquivo CREA-RS

Unisinos, do Sebrae, do CREACred, da Mútua e do Senac foram as instituições presentes em uma mesa de Rodada de Negócios do XVI Encontro Estadual das Entidades de Classe, que teve como objetivo de fomentar e incentivar a implementação de ações de valorização profissional e associatividade, contribuindo para a sustentabilidade financeira das entidades. Todas as instituições firmaram parcerias com o CREA-RS para disponibilização de vantagens às entidades de classe registradas. A condução foi do presidente do Núcleo de Arquitetos e Engenheiros de Bagé e coordenador do GT do XVI EESEC, Eng. Márcio Marun, que destacou que o painel busca proporcionar diretrizes e encaminhamentos de ação para as entidades de classe.  

Confira as fotos do evento. 

Unisinos  
A gerente de projetos corporativos da Unisinos, professora Eng. de Energia Lia Weber, apresentou as possibilidades de parcerias entre a universidade e as entidades, disponibilizando descontos aos associados nos cursos na modalidade EaD e in company. “As entidades podem debater com a universidade suas necessidades e escolher o programa, de acordo com o que preconiza o MEC, que nós desenhamos o curso”, afirmou. “Sabemos que ser gestor de uma entidade exige bastante, então podemos disponibilizar desde cursos de gestão de RH, de contabilidade até da área trabalhista.” Também apresentou e colocou à disposição o trabalho do Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil (itt Performance). De acordo com a professora, os serviços do Instituto podem ser oferecidos também via Sebrae, que tem um convênio com a universidade “Como é um instituto multiforme, há uma gama de serviços tecnológicos que podem ser oferecidos.”

Senac-RS   
Presente em todo o estado, o Senac foi apresentado por Ana Lúcia Moura, coordenadora administrativa da unidade de Bagé. Assim como a Unisinos, foi destacada a possibilidade de customização dos cursos oferecidos pelo serviço a associados e dependentes das entidades registradas no Conselho. “Temos soluções que podem ser adaptadas de acordo com as necessidades da entidade e da região, além disso temos uma capilaridade enorme, chegando a todos os municípios o RS”, afirmou. Destacou, ainda, a possibilidade de contratação dos cursos e consultorias pelos órgão públicos por dispensa de licitação.  

Sebrae-RS 
“Assim como vocês estão aqui debatendo o futuro de suas entidades, há pouco dias também estivemos em reunião discutindo nossa forma de gestão. Sabemos que sozinhos não conseguimos atuar, então também firmamos parcerias para nos fazermos presentes em todos os lugares”, afirmou o gestor de projetos do Sebrae-RS, Edson Machado Linhares, na abertura de sua apresentação. Destacou a missão da entidade em “promover a competividade e a sustentabilidade dos pequenos e médios negócios”. “Temos metodologia e soluções para isso”, afirmou. Destacou os diversos cursos e consultorias de gestão disponibilizados pelo serviço. Também apresentou o braço tecnológico do Sebrae. “Por meio da tecnologia muitos processos podem ser automatizados e padronizados, a fim de diminuir custos e alcançar melhorias.” 

Senge-RS 
O presidente do Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge-RS), Eng. Alexandre Wollmann, apresentou as ações do Senge-RS e destacou o crescimento do Sindicato, que teve um incremento de 1600 sócios só no último ano, chegando a 14 mil associados. “São 12 anos de planejamento estratégico, e temos um modelo de gestão diferente do modelo tradicional dos sindicatos. Estamos baseados num tripé: representatividade e valorização profissional, qualificação, e aproximação do sindicato com a sociedade”, destacou. Citou, ainda, o trabalho de aproximação com o meio universitário. Também destacou os seminários gratuitos que são desenvolvidos e buscam trazer importantes debates à pauta. “Com isso queremos mostrar o sindicato também como um vetor de ideias”, afirmou o presidente. Por fim, falou sobre o processo de interiorização através do estabelecimento de parceiras com as entidades de classe em todo o Estado. 

CreaCred
Ex-presidente do CREA-RS e atual presidente da CreaCred, Eng. Agr. Gustavo Lange, destacou aos presentes as vantagens aos profissionais em se associar à Cooperativa. Entre as possibilidades de parcerias, deu destaque para os R$ 20 mil reais disponíveis para convênios com as entidades, sendo dez cotas de apoio no valor de dois mil reais cada. “Não há burocracia, a entidade de classe entra com o pedido, e lógico, vai ter a questão das contrapartidas, que é a divulgação do nome da cooperativa, inserção de banner nos eventos, entre outros pontos a serem negociados”, explicou o presidente. Outra contrapartida exigida é a adesão de dez novos associados ao plano de saúde. “É um produto de boa qualidade para os profissionais que estão no interior do Estado”, destacou. 

Mútua-RS 
O diretor geral da Mútua-RS, Eng. Gilmar Piovezan, também apresentou as vantagens oferecidas pela Caixa de Assistência dos Profissionais para apoio às entidades. Os recursos para publicações ou eventos são disponibilizados em forma de convênio, sendo 70% do valor adiantado e o restando após a realização do evento ou publicação do material gráfico. “Realizamos convênios com nove entidades este ano”, afirmou. De acordo com ele, são R$ 120 mil reais disponíveis para esses convênios. “Nós queremos investir esse valor até o final do ano. É uma forma de contribuir para abrir cada vez mais o caminho de parceria da Mútua com as entidades de classe.”

Rodada de Negócios: 

Mútua-RS 

Senac-RS 

Sebrae-RS 

Creacred

Unisinos 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: