Coema promove palestra sobre fomento às cadeias produtivas de reciclagem

Eng. Mecânico Luiz Carlos Rubino da Silva apresenta a proposta da cadeia de fomento. Créditos: Arquivo CREA-RS

Promovida pela Comissão de Meio Ambiente do CREA-RS, a palestra sobre o Programa de Fomento às Cadeias Produtivas de Reciclagem e Geração de Energia e Fontes Renováveis ocorreu no dia 14 de junho, no auditório do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), sob a coordenação do conselheiro da Câmara de Engenharia Industrial, o Eng. Mecânico Luiz Carlos Tubino da Silva. O tema do evento atraiu vários representantes das entidades acadêmicas da Região Metropolitana, dos órgãos de desenvolvimento e científico do Estado do Rio Grande do Sul, como a Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) e a Secretaria do Desenvolvimento Econômica, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul.
De acordo com o Eng. Mec. Luiz Carlos Tubino, coordenador suplente da Coema, “a proposta do encontro foi retomar a discussão da criação de um programa de fomento, contextualizando o atual momento da geração de resíduos mundial, que está diretamente ligado ao crescimento da riqueza e da população”, esclareceu. Apresentou também alguns dados sobre a geração de resíduos no Estado, que gera aproximadamente 10% de todo o lixo que é produzido no País.
De acordo com ele, para diminuir esses níveis seria necessário o envolvimento de todos, tanto do Poder Público quanto da sociedade, além do investimento na área de pesquisas tecnológicas e inovações técnicas. Ao final da apresentação, o Eng. Tubino propôs a formação de um grupo de trabalho que ficaria responsável pela implementação, levando em conta que o CREA-RS não possui atribuições legais para comandar o projeto.
Os participantes elogiaram a proposta e reforçaram a importância de um programa deste no Estado, para tentar diminuir a geração de resíduos e aumentar os volumes reciclados. A sugestão seria que houvesse uma conversa com as instituições no sentido de que elas indicassem um representante adequado para o grupo de trabalho.
Além disto, os presentes acrescentaram possíveis melhorias para o programa, como o envolvimento dos fabricantes na logística reversa, sugestão dada pelo coordenador da Câmara Industrial do Conselho, Eng. Op.- Mec. Carlos Roberto Santos da Silveira, como os fabricantes de agrotóxicos. Já o presidente interino da Cientec, Marc Richter, ressaltou a importância de políticas que incentivem a produção a partir dos resíduos, como a isenção de tributos para os empresários que produzissem a partir dos resíduos gerados.
Ao final do encontro ficou acertado que os presentes iriam levar a proposta para as instituições que representam e, na próxima reunião, ainda com data a definir, levariam as respostas das instituições a respeito.