Congresso Estadual de Profissionais do RS é na próxima semana

Créditos: Arquivo CREA-RS

Com o tema central “O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e da Agronomia brasileiras”, o 13º Congresso Estadual de Profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua (CEP-RS) será realizado em 25 de junho, no Auditório do Senge-RS, em Porto Alegre. O evento oportuniza aos profissionais espaços de discussão para a definição de estratégias, planos e programas de atuação, por meio da proposição de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão.

O Congresso organizará os debates a partir de três eixos temáticos com os temas: Defesa e Fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à Sociedade; Tecnologia e Inovação; e Carreira e Prerrogativas da Engenharia e da Agronomia. Nessa etapa, ocorrem a apresentação e aprovação das propostas compiladas, que foram enviadas pelos profissionais a partir dos 11 Encontros Distritais, realizados entre maio e junho. As propostas aprovadas no 13º CEP-RS seguem para a última etapa, o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), em setembro.

Onze reuniões preparatórias, ocorridas entre maio e junho, antecederam o Congresso Estadual. Estas reuniões, além da discussão e proposição de propostas para a melhoria do Sistema, também definiram os delegados que representarão os profissionais de suas regiões no CEP, quando serão eleitos os delegados que irão ao CNP.

Saiba mais:

O que é o Congresso Estadual dos Profissionais?

A cada triênio, é realizado o Congresso Estadual de Profissionais, seguido da etapa nacional. Estes eventos oportunizam aos profissionais espaços de discussão para a definição de estratégias, planos e programas de atuação, por meio da proposição de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão.

Tema Central

O 13º Congresso Estadual de Profissionais terá como tema central “O Sistema Confea/Crea e Mútua em Defesa da Engenharia e da Agronomia Brasileiras”.

Eixos

Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedade
Tecnologia e inovação
III. Carreira e prerrogativas da Engenharia e da Agronomia

CEP - Congresso Estadual de Profissionais

O 13º CEP acontecerá em Porto Alegre, no dia 25 de junho de 2016. Nessa etapa, ocorre a apresentação e aprovação das propostas compiladas, que foram enviadas pelos Encontros Distritais. As propostas aprovadas no CEP seguem para a última etapa, o Congresso Nacional de Profissionais.

CNP – Congresso Nacional de Profissionais

É a terceira e última etapa e reúne todas as propostas dos Estados e do Distrito Federal, as quais são submetidas à aprovação pelas delegações dos Conselhos Regionais de todo o País. O 9º CNP acontece também em Foz do Iguaçu nos dias 1, 2 e 3 de setembro de 2016, organizado pela Comissão Organizadora Nacional – CON, do CONFEA.

Composição da Comissão Organizadora do CEP- CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-RS

Engenheiro Op.-Eletrôn. Sérgio Boniatti – Coordenador

Engenheiro Civil Ubiratan Oro – Coordenador-Adjunto