CREA-RS presente no Enfisa em Goiânia

Engs. Mauro Cirne e Luiz Pedro Trevisan, da Agronomia do RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

O coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, Eng. Agrônomo Mauro Cirne, e o conselheiro Eng. Agrônomo Luiz Pedro Trevisan estão participando do 14º Encontro de Fiscalização e do Seminário sobre Agrotóxicos (Enfisa) que começou segunda (06), em Goiânia (GO). O evento reúne profissionais envolvidos com a segurança dos alimentos que chegam à mesa do consumidor. São gestores dos serviços oficiais de fiscalização de agrotóxicos dos Estados e do Distrito Federal, representantes do setor de insumos agrícolas e dos conselhos que fiscalizam o exercício profissional. O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luis Rangel, também participa do encontro, que vai até a próxima sexta-feira (10). Entre os temas, estão as iniciativas bem-sucedidas nas unidades da federação para melhorar a fiscalização através de diagnósticos, projetos de lei sobre agrotóxicos e tecnologias desenvolvidas pela indústria para identificação produtos legais.

O Enfisa 2016 está sendo realizado pela Coordenação Geral de Agrotóxicos e Afins do Mapa e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Durante o encontro, serão debatidos temas relevantes como: Destinação de produtos apreendidos durante as fiscalizações; Inteligência na Fiscalização; Marketing Público; Identificação de Agrotóxicos Ilegais (falsificados, contrabandeados). Dentro do evento, acontece ainda a reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa) e o Seminário sobre Agrotóxicos.

Norma de Fiscalização n. 2/2015 pode ser implementada em outros Estados

Reunião no Enfisa com representantes dos Creas aborda grande número de projetos de lei que tratam do tema agrotóxicos, em especial à alteração da lei De acordo com o Eng. Mauro Cirne, é uma oportunidade para o CREA-RS defender a Norma 02, que exige a visita prévia e atual antes da emissão da Receita Agronômica. "A Norma foi tão bem recebida pelos representantes de outros Creas que ela pode ser implementada em outros Estados. A proposta do Conselho gaúcho foi elogiada pelo pioneirismo", ressalta o coordenador.

"Ficou decidido que a Norma será apresentada durante a 3ª Reunião da Coordenadoria Nacional das Câmaras de Agronomia, que será realizada em Campo Grande (MS), com a sugestão de que ela seja implementada em âmbito nacional", adiantou.

Segundo ele, há uma discussão importante no evento, que é a fiscalização de comércio de agrotóxicos, abordando a necessidade do Receituário Agronômico como forma de valorizar os profissionais de Agronomia e a assistência técnica nas propriedades.

Destaca ainda que são discutidos outros temas importantes, como o armazenamento dos agrotóxicos apreendidos pelas fiscalização por estar fora do de uso, deteriorados ou uso proibido. "É necessário dar o destino correto e seguro, promovendo sua desativaçao ou destruição", explica.