Eng. Agrônomo Nilo Ferreira Romero terá nome inscrito no Livro do Mérito na Soea

Créditos: Arquivo CREA-RS

Aprovadas pelo plenário do Confea – na tarde desta sexta-feira (20), terceiro e último dia da sessão plenária nº 1430 –, as propostas apresentadas pela Comissão do Mérito trazem inovações na escolha das indicações deste ano para receber as honrarias do Sistema Confea/Crea.

As 12 Medalhas do Mérito, entregues aos homenageados em vida, e a inscrição no Livro do Mérito, com os nomes das 12 homenagens póstumas, se somam à entrega de três Placas de Menção Honrosa, destinadas a entidades de representação profissional, ensino e pesquisa. Com isso, passa de 24 para 27 o total de homenageados.
Outra novidade é que todos os indicados – com exceção dos escolhidos – receberão um Diploma, a ser entregue pelo Crea do estado de origem da indicação.
Coordenada por Mário Amorim e formada pelos também conselheiros Paulo Laércio Vieira, Célio Moura, Antônio Albério e Lúcio Ivar do Sul, a Comissão do Mérito é encarregada de receber as indicações vindas dos Creas – este ano foram 135.
As honrarias serão entregues na noite de 29 de agosto próximo, na solenidade que marcará a abertura da 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que em 2016 será realizada em Foz do Iguaçu (PR).

Um dos profissionais homenageados será o Engenheiro Agrônomo gaúcho Nilo Ferreira Romero, que faleceu em 2014. Natural de Bagé, o engenheiro foi o pioneiro ao introduzir, no Brasil, o Pastoreio Racional Voisin, um sistema racional de manejo de pastagem que preconiza a divisão da área de pasto em várias parcelas, onde são fornecidos água e sal mineral. Além disso, os pastos são manejados de tal forma que aumentam sua produtividade. O nome é dado em homenagem ao pesquisador francês André Voisin.

Veja todos os nomes aprovados pelo Plenário:

Medalha do Mérito
- Engenheiro Civil José Nilson Beserra Campos (Crea-CE)
- Engenheiro Agrônomo Romário Gava Ferrão (Crea-ES/Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos)
- Engenheiro em Eletrônica Yaro Burian Júnior (Crea-SP)
- Engenheiro Agrônomo José de Jesus Reis Ataíde (Crea-MA/Associação dos Engenheiros Agrônomos do Maranhão)
- Engenheiro Civil José Leitão de Almeida Viana (Crea-PA)
- Engenheiro Sanitarista e Civil Sérgio Rolim Mendonça (Crea-PB)
- Engenheiro Eletricista Roberto Heinrich (Crea-PR)
- Engenheiro Civil Arnaldo Neto Gaspar (Crea-RN)
- Geólogo Edgard Ramalho Dantas (Crea-RN)
- Engenheiro Florestal Etsuro Murakami (Crea-SC)