CREA-RS participa da Semana Acadêmica do Centro Tecnológico da UFSM

O presidente Melvis falou para mais de 300 estudantes da UFSM sobre a realidade da Engenharia e o papel dos Conselhos na defesa dos profissionais. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã desta terça-feira (05), o presidente do CREA-RS, Eng. Civil Melvis Barrios Junior, participou, ao lado do presidente do Senge-RS, Eng. Alexandre Wollmann, da abertura oficial da XVII Semana Acadêmica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Organizada pela da Base Jr. e do Diretório Acadêmico, mais de 300 estudantes dos cursos de Eng. Civil, Eng. Elétrica, Eng. da Computação, Eng. Mecânica, Eng. de Controle e Automação, Eng. Aeroespacial e Eng. de Telecomunicações, participam das atividades que vão até a quinta-feira (07). Também esteve presente no evento, o inspetor-chefe de Santa Maria, Eng. Civ. Airton Paulo de Araújo.

Durante a abertura, o reitor da UFSM, prof. Paulo Afonso Burmann, saudou todos os alunos e convidados e reafirmou que a semana acadêmica é uma ótima oportunidade para troca de conhecimento. “Nossa Universidade forma muitos talentos e são esses talentos que irão ajudar a construir e desenvolver nosso país”, afirmou.

O reitor do Centro de Tecnologia da Universidade, prof. Luciano Schuch lembrou que este é um evento organizado pelos alunos, para os alunos. “Quem precisa pautar as ações do centro, são os alunos. A responsabilidade de desenvolver o meio onde vivemos é nossa e só iremos conseguir isso, com o apoio de centros como o nosso e da cadeia produtiva”, disse ele.

Convidados a palestrar, o presidente do CREA-RS, Melvis, e do Senge-RS, Alexandre levantaram elementos sobre a realidade da engenharia e o papel dos conselhos e sindicatos na defesa e fiscalização dos profissionais.

Em sua manifestação, Eng. Melvis afirmou que não há país desenvolvido, sem uma engenharia desenvolvida. "Hoje, o país necessita investir em infraestrutura para superar a crise e voltar a crescer. Precisamos de grandes obras no Brasil e os futuros Engenheiros serão os protagonistas desse desenvolvimento, pois a engenharia é uma das poucas áreas com a capacidades de alavancar uma nação”.

Ele também apontou as dificuldades que a Engenharia vive hoje, como a fragmentação na graduação e o pouco investimento em criação de novas tecnologias. “Temos atualmente, mais de 300 títulos de Engenharia, que na minha avaliação delimitam muito o mercado e atuação dos nossos profissionais. Além disso, não temos investimentos em tecnologia. Somos consumidores de tecnologia estrangeira e menos de 5% dos nossos engenheiros trabalham nesse setor, no Brasil, contra uma média de 25%, em países como Japão e EUA”, explicou.

Melvis ainda falou sobre a importância dos conselhos para a defesa e fiscalização das profissões, visto que são eles que regulamentam e dão as atribuições legais aos profissionais. Ele também apresentou a estrutura e o funcionamento do Sistema Confea/Crea e apresentou o trabalho que o CREA-RS realiza aqui no Estado.

O inspetor-chefe de Santa Maria, Eng. Civ. Airton Paulo de Araújo, também esteve presente no evento

O presidente do Senge-RS, Alexandre Wollmann, apresentou o Sindicato aos alunos e respondeu dúvidas sobre associatividade, direitos e deveres dos futuros profissionais. “Nossa profissão tem uma responsabilidade muito grande com o desenvolvimento deste país. Por isso, precisamos unir a engenharia, por meio do Sindicato, Conselho e das Entidade de Classe, que trabalham para defender os interesses da categoria, como por exemplo, fazer cumprir a lei do piso salarial e melhorar a influência da engenharia na sociedade", finalizou.

Eng. Melvis visitou a sede da Inspetoria do Conselho no município

Após o evento, o presidente Melvis também esteve na sede da Inspetoria do Conselho no município. Com 22 municípios sob sua jurisdição, a região abrangida pela Inspetoria conta com cerca de 3000 mil profissionais atuantes.