CREA aponta irregularidades da BRF

O CREA-RS apresentou ao Ministério Público do Trabalho (MPT), em Santa Cruz do Sul, relatório da inspeção fiscal realizada em 1º de outubro, na BRF, de Arroio do Meio. O documento foi produzido em decorrência da ação da força-tarefa que investiga as condições de trabalho dos frigoríficos gaúchos e fundamenta inquérito civil, sob condução da procuradora do Trabalho Enéria Thomazini, sobre meio ambiente de trabalho, iniciado com notificação de acidente de trabalho com morte na fábrica.

O CREA autuou empresas e profissionais que prestaram serviços ao frigorífico sem terem o registro no Conselho, como exigido por Lei. Foi o caso da empresa responsável pela automação de máquinas e equipamentos e da empresa responsável pela sua instalação. Também foi constatado que o frigorífico não cumpre o pagamento do salário mínimo profissional dos engenheiros.

O relatório é assinado pela supervisora de fiscalização Alessandra Maria Borges e pelos agentes fiscais Marlos Marchezan Lopes (Lajeado) e Pedro Ost (Montenegro). Dúvidas quanto a atribuições profissionais e conduta ética profissional serão analisadas pelas Câmaras Especializadas do CREA referentes às respectivas modalidades profissionais, sendo emitido parecer para andamento aos procedimentos fiscalizatórios. Após a análise da documentação apresentada, novas fiscalizações poderão ser realizadas na empresa ou em outras terceirizadas responsáveis por serviços técnicos prestados ao frigorífico.

Clique aqui para acessar o relatório.

Fonte: Comunicação MPT