Torres recebe Seminário das Inspetorias em outubro

Entre os dias 24, 25 e 26 de outubro, o CREA-RS promove, em parceria com a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Litoral (Asenart), o XXVIII Seminário das Inspetorias, em Torres. Sob a coordenação da Coordenadoria das Inspetorias do Conselho gaúcho, com o apoio da Inspetoria local, o evento reúne anualmente inspetores das 43 Inspetorias, representantes das 11 Zonais, conselheiros representantes das 7 Câmaras Especializadas na Coordenadoria, coordenadores da Coordenadoria das Inspetorias e membros da diretoria do CREA-RS. Neste fórum de discussão, serão debatidos temas importantes para o Sistema Confea/Crea e Mútua, como a nova legislação profissional, a descentralização moderna e eletrônica, o novo Regimento Interno das Inspetorias, considerando a saída definitiva dos Arquitetos, entre outros assuntos. O objetivo do seminário também é contribuir para a efetiva inserção dos profissionais junto à sociedade e aos órgãos públicos de suas cidades. Além disso, pretende fomentar a discussão referente à fiscalização do Sistema Confea/Crea, atendendo à preocupação dos profissionais com relação às mudanças necessárias nos procedimentos fiscalizatórios a partir da criação do Conselho de Arquitetos e Urbanistas. Essa preocupação já foi levada para o Grupo de Trabalho – Fiscalização do Confea, coordenado pelo presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani. “A ideia é formular um novo Manual de Fiscalização, produzido pelas Câmaras Especializadas dos Creas, depois encaminhado aos Conselhos regionais para análise, possíveis contribuições e aprovação”, ressalta o Eng. Capoani.  Para ele, o evento das Inspetorias é uma boa oportunidade para a discussão sobre o tema.

Cartilha de Aprovação de Projetos – A abertura do evento está prevista para dia 24 de outubro, na Sociedade dos Amigos da Praia de Torres (SAPT) com a apresentação oficial da Cartilha de Aprovação de Projetos, que corresponde a um instrumento legal que servirá para agilizar a aprovação de projetos da Construção Civil nos municípios de abrangência da Inspetoria de Torres. De acordo com o inspetor-chefe de Torres, Eng. Civil Marco Antônio Saraiva Collares Machado, também Representante da Zonal do Litoral do CREA-RS e anfitrião do evento, esta cartilha esta sendo desenvolvida pela Inspetoria de Torres e os municípios envolvidos neste processo, Arroio do Sal e Três Cachoeiras.

Debates – As demais atividades serão desenvolvidas no Salão de Convenções do Hotel A Furninha, iniciando com a discussão da Lei n.º 5.194, que é de 1966, tornando imprescindível a sua atualização da legislação profissional. “Podemos contribuir com esta discussão, que será também tema da 69ª edição da Soea deste ano: ‘Aperfeiçoamento do Sistema Confea/Crea e Mútua. Os profissionais como agentes de transformação da sociedade’, esclarece o coordenador das Inspetorias, Eng. Agrônomo Bernardo Palma. Também estão programados  outros painéis voltados para a área tecnológica, abordando temas como energias alternativas.

Acesse aqui a programação do evento.